O Comitê de Política Monetária (Copom) deve anunciar nesta quarta-feira (30) a manutenção da taxa básica de juros em 15% ao ano, segundo projeção predominante no mercado. A XP Investimentos espera uma pausa prolongada no ciclo de aperto monetário, ainda que as expectativas de inflação sigam acima da meta no curto e médio prazos.
Com a Selic estável, aplicações atreladas ao CDI tendem a conservar os mesmos rendimentos verificados após a reunião de junho. Já ativos indexados à inflação sofrem pequenos ajustes em função das revisões de projeções para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e demais taxas.
Considerando taxa Selic de 15% ao ano, TR de 0,1723%, IPCA projetado em 4,44% e juro real de 6,50% ao ano para o Tesouro IPCA+, a simulação indica os seguintes valores líquidos após 12 meses:
Para o mesmo investimento de R$ 1 milhão, o resultado líquido ao fim de 24 meses seria:
CDBs recolhem Imposto de Renda conforme tabela regressiva: 20% para prazo de até 720 dias e 17,5% acima disso. LCIs e LCAs são isentas de IR, mas a isenção está prevista para acabar em 2026. Todos esses produtos têm proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) até R$ 250 mil por CPF e por instituição; valores acima desse limite não contam com cobertura.
Imagem: infomoney.com.br
O Tesouro IPCA+ não é protegido pelo FGC, porém carrega a garantia do Tesouro Nacional, classificada como risco soberano.
Com informações de InfoMoney