O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) diminuiu 0,77% em julho, apontou nesta quarta-feira (30) o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre). É o terceiro mês consecutivo de deflação; em junho, o indicador havia recuado 1,67%.
Com o resultado, o índice acumula queda de 1,70% no ano. Nos últimos 12 meses, porém, mantém alta de 2,96%. Conhecido como “inflação do aluguel”, o IGP-M serve de referência para o reajuste de contratos imobiliários, tarifas públicas e alguns serviços essenciais.
O IGP-M é formado por três subíndices:
Segundo o economista Matheus Dias, do FGV Ibre, a deflação do IPA foi menos intensa que a de junho devido à pressão maior de matérias-primas minerais e derivados de petróleo. No IPC, aumentos disseminados em grupos como habitação e despesas diversas interromperam a trajetória de desaceleração observada desde março.
Em julho, continuou em vigor a bandeira vermelha patamar 1, que acrescenta R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora consumidos para cobrir o uso de usinas termelétricas durante a estiagem em reservatórios hidroelétricos.
Imagem: Henrik Sorensen via valorinveste.globo.com
A coleta de preços do IGP-M foi realizada entre 21 de junho e 20 de julho em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.
Com informações de Valor Investe