O tabloide norte-americano New York Post anunciou nesta segunda-feira (4) a criação do The California Post, veículo voltado à cobertura local da costa oeste dos Estados Unidos.
O projeto prevê, inicialmente, uma versão digital e, a partir de 2026, uma edição impressa diária, nos mesmos moldes do jornal nova-iorquino. A redação ficará sediada em Los Angeles.
Segundo a empresa, o novo jornal seguirá a receita de reportagens de forte impacto, ampla cobertura esportiva e notícias sobre celebridades. Haverá equipe própria de repórteres, editores e fotógrafos, com compartilhamento de parte do conteúdo nacional com o New York Post.
A iniciativa mira um mercado fragilizado pelo fechamento de vários títulos regionais e pela perda de relevância do Los Angeles Times. “Estamos em um momento crucial para a cidade e o estado, e o Post terá papel essencial no engajamento dos leitores, que buscam jornalismo sério combinado a humor irreverente”, afirmou em comunicado Robert Thomson, CEO da News Corp, controlada por Rupert Murdoch.
Imagem: redir.folha.com.br
Publicado desde 1801, o New York Post informa que Los Angeles já é seu segundo maior mercado digital: cerca de 90% dos leitores estão fora de Nova York. Somente na cidade californiana, o site registra 3,5 milhões de visitantes únicos mensais, número que sobe para 7,3 milhões em todo o estado.
“A Califórnia é o estado mais populoso do país e epicentro de entretenimento, inteligência artificial e manufatura avançada, além de ser uma potência esportiva. Muitas histórias seguem sem cobertura e pontos de vista não estão representados”, disse Keith Poole, editor-chefe do New York Post, que supervisionará as duas redações.