Caoa Chery reduz em R$ 10 mil o preço do Tiggo 8 para encarar novos SUVs chineses

Trader Iniciante - RedaçãoTrader Iniciante - RedaçãoMercado Financeiro55 minutos atrás6 pontos de vista

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A Caoa Chery cortou R$ 10 mil do valor do Tiggo 8 Pro e busca manter o SUV de sete lugares na disputa com os mais recentes utilitários esportivos chineses à venda no Brasil.

Com a alteração, a configuração equipada com motor 1.6 turbo a gasolina de 187 cv passou a custar R$ 189.990. A versão mais cara, a Pro PHEV — híbrida plug-in que combina propulsor 1.5 turbo e dois motores elétricos — segue listada por R$ 269.990.

Desempenho e consumo

Somados, os três motores da variante PHEV entregam 317 cv e 56,6 kgfm de torque. Em testes realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia, o utilitário acelerou de 0 a 100 km/h em 8,4 s e percorreu 97 km no modo totalmente elétrico em ciclo urbano.

A recarga completa da bateria de 19,3 kWh leva cerca de seis horas em tomada 220 V. Apenas com gasolina, o consumo médio medido na cidade ficou em 10,6 km/l; na estrada, chegou a 12,8 km/l. O gasto é maior que o registrado pelo rival BYD Song Plus, que fez 19,2 km/l em uso urbano, reflexo do acerto do Tiggo 8 voltado ao desempenho.

Equipamentos e espaço

O Tiggo 8 oferece regulagens elétricas, aquecimento e ventilação nos bancos dianteiros, teto solar panorâmico e pacote de segurança com frenagem autônoma capaz de detectar pedestres e ciclistas. O interior concentra diversos comandos na central multimídia, incluindo o ar-condicionado, o que pode dificultar operações rotineiras.

No porta-malas há dois assentos retráteis, que ampliam a lotação para sete pessoas. O espaço nesses lugares é restrito, indicado para trajetos curtos, mas mantém o mesmo acabamento dos bancos dianteiros.

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Imagem: redir.folha.com.br

Dimensões e capacidades

O SUV mede 4,72 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,71 m de altura e 2,71 m de entre-eixos. Pesa 1.822 kg, utiliza pneus 235/50 R19 e leva até 889 l de bagagem. O tanque comporta 60 l de combustível.

Contexto de mercado

Lançado em agosto de 2020 por R$ 156,9 mil, o Tiggo 8 foi um dos primeiros utilitários chineses a ganhar notoriedade no país. A chegada, a partir de 2022, de marcas como BYD, GWM e GAC com opções híbridas pressionou os preços. A Caoa Chery responde com promoções para seguir entre as poucas opções de sete lugares abaixo da faixa de R$ 200 mil — patamar em que concorrentes como Jeep Commander (a partir de R$ 257.990) e Volkswagen Tiguan (R$ 305.990) ainda se encontram.

Produzido em Anápolis (GO), o modelo enfrenta hoje um cenário diferente daquele início de vendas, quando a pandemia de Covid-19 gerou falta de componentes e fila de espera superior a dois meses.

Com a redução anunciada, a montadora espera sustentar o volume de emplacamentos diante da nova leva de SUVs eletrificados que chega ao mercado brasileiro.

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