Júri condena cofundador da Tornado Cash por operação sem licença e trava em outras acusações

Anúncio

Um júri de 12 membros — entre eles uma jurada que comemorou 90 anos durante as discussões — declarou o desenvolvedor Roman Storm, cofundador da plataforma de mixagem de criptomoedas Tornado Cash, culpado por operar um negócio de transmissão de dinheiro sem licença. A decisão foi anunciada na quarta-feira, 6 de agosto, após uma semana de deliberações.

Os jurados não chegaram a um consenso em duas outras acusações: conspiração para lavagem de dinheiro e violação de sanções dos Estados Unidos. A juíza Katherine Failla, da Corte Federal do Distrito Sul de Nova York, divulgou documentos que detalham os pedidos de esclarecimento feitos pelo júri antes da declaração de impasse.

Pedidos de informação

Durante as deliberações, o grupo solicitou:

  • Transcrições de depoimentos de várias testemunhas;
  • Esclarecimentos sobre os fundamentos da acusação;
  • Informações específicas sobre carteiras de criptomoedas ligadas a sanções contra a Coreia do Norte.

Em uma nota enviada às 10h38 (horário de Nova York) de 6 de agosto, a porta-voz do júri informou que alguns membros estavam “irredutíveis” mesmo após esforços de boa-fé para alcançar unanimidade. Horas depois, o painel anunciou o veredito parcial.

Dificuldades para decidir sobre lavagem de dinheiro

De acordo com as instruções recebidas, os jurados precisavam concluir, além de qualquer dúvida razoável, que Storm entrou em acordo consciente para lavar dinheiro e participou de maneira deliberada do objetivo ilegal. As orientações ressaltavam que conspiradores raramente formalizam seus planos, o que teria contribuído para a dificuldade em formar uma decisão unânime.

Júri condena cofundador da Tornado Cash por operação sem licença e trava em outras acusações - Trader Iniciante 2 (15)

Imagem: Trader Iniciante 2 (15)

Próximos passos

A audiência de sentença para a condenação única — operar um negócio de transmissão de dinheiro sem licença — ainda não foi marcada. Até esta sexta-feira, não havia definição sobre uma possível nova tentativa do governo norte-americano de julgar Storm pelas acusações em que o júri não chegou a um veredito.

A defesa de Roman Storm foi procurada, mas não se manifestou até o momento.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Anúncio

deixe uma resposta

indagar tendência
Mais Vistos
carregamento

Entrar em 3 segundos...

Inscrever-se 3 segundos...