A Linea, rede de segunda camada (L2) criada pela Consensys, divulgou nesta segunda-feira (data da publicação original) que seu evento de geração de tokens (TGE) reservará 85% da oferta inicial para a comunidade — usuários, desenvolvedores e demais participantes do ecossistema. Os 15% restantes ficarão no tesouro da Consensys, bloqueados por cinco anos.
Declan Fox, líder de produto global da Linea, afirmou que a data exata do lançamento ainda não está definida. Os critérios para o airdrop serão revelados até uma semana antes do TGE.
Está previsto para outubro o início de um mecanismo de staking que permitirá aos usuários receber recompensas mesmo ao transferirem Ether (ETH) para a rede. Segundo a empresa, isso tornará o ETH “produtivo”, já que o ativo seguirá disponível para atividades de DeFi dentro da própria L2.
Joseph Lubin, fundador e CEO da Consensys, destacou que as recompensas de staking serão distribuídas a protocolos de finanças descentralizadas na Linea, aumentando o rendimento para provedores de liquidez e criando um “ciclo virtuoso” de atração de capital.
A Linea será a primeira L2 a queimar Ether de forma permanente: 20% das taxas de transação serão convertidas em ETH queimado. Os 80% restantes servirão para queima do próprio token LINEA, conferindo-lhe caráter deflacionário.
Imagem: cointelegraph.com
De acordo com dados do L2beat, a Linea detém hoje 1,23% do mercado de rollups, com cerca de US$ 513 milhões em valor bloqueado. Fox afirmou que a estratégia é transformar a rede no “melhor destino para capital em ETH”, apoiando-se na distribuição do MetaMask e no ecossistema da Consensys para atrair usuários e desenvolvedores.
A Consensys também anunciou a formação de um consórcio que irá gerir o fundo do ecossistema Ethereum. Além da própria Consensys, participam Eigen Labs, ENS Labs, Status e a SharpLink, empresa de jogos ligada ao tesouro pessoal de ETH de Joseph Lubin. “O compromisso da Linea com o Ethereum é evidente e deve torná-la parte importante do futuro da rede”, declarou Joseph Chalom, novo copresidente-executivo da SharpLink.
Com informações de Cointelegraph