Durante painel da Pop-Up InfoMoney na Expert XP 2025, o diretor da Timelens, Renato Dolci, advertiu que a inteligência artificial (IA) está ganhando espaço na tomada de decisões financeiras dos brasileiros, mas não deve ser utilizada sem cautela. “Ela foi projetada para te agradar”, afirmou o especialista em marketing digital e análise de dados.
Dolci observou que o investidor brasileiro costuma iniciar sua jornada consultando influenciadores digitais. Com o tempo, passa a recorrer à IA para checar informações recebidas desses criadores de conteúdo ou de assessores de investimentos. “O problema é o excesso de confiança”, disse. Segundo ele, muitos usuários acreditam que a IA seja completamente isenta, quando, na prática, ela se baseia em informações divulgadas pelos próprios influenciadores.
O especialista também mencionou um movimento já consolidado nos Estados Unidos, onde “um grande público” confia mais na IA do que em assessores humanos na hora de definir aplicações financeiras. No entanto, alertou que esses sistemas não levam em conta o perfil individual do investidor, o que pode resultar em recomendações desalinhadas aos objetivos pessoais.
O evento marcou ainda o anúncio da ampliação do Elite InfoMoney, premiação que reconhece destaques das áreas de Finanças, Mercados e Negócios. O ranking de principais creators de finanças do país será divulgado oficialmente em 4 de agosto.
Imagem: infomoney.com.br
A metodologia do levantamento, desenvolvida pela própria Timelens, inclui filtros como: audiência majoritariamente brasileira, produção de conteúdo efetivamente financeiro, taxa de engajamento, número de seguidores reais e presença de robôs nas redes sociais.
Com informações de InfoMoney