Washington, 12 de agosto de 2025 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (11) que não pretende aplicar tarifas sobre a entrada de ouro no país, dissipando temores que vinham pressionando o mercado global de metais preciosos.
Em mensagem publicada em sua rede social, Trump declarou: “O ouro não será tarifado!”, sem oferecer mais detalhes. A sinalização pôs fim a dias de especulação após o Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP, na sigla em inglês) ter divulgado, na sexta-feira, que barras de ouro comercializadas nos EUA poderiam ser submetidas a tarifas de importação diferenciadas por país.
Na mesma sexta-feira, uma autoridade da Casa Branca disse à Reuters que o governo preparava um decreto para esclarecer informações consideradas equivocadas sobre possíveis tarifas para barras de ouro e outros produtos especiais.
Uma cobrança desse tipo afetaria especialmente a Suíça, importante polo de refino e trânsito do metal. Com o pronunciamento de Trump, o risco de interrupção das cadeias de suprimento foi descartado.
“É um enorme alívio para o mercado de ouro, pois o potencial de desorganização era incalculável”, comentou Ross Norman, analista independente do setor.
Imagem: Reuters via moneytimes.com.br
Após a declaração, os contratos futuros de ouro negociados nos EUA recuavam 2,4%, cotados a US$ 3.407 por onça. No mercado à vista, referência global, o metal caía 1,2%, para US$ 3.357 por onça, reduzindo o prêmio em relação aos futuros.
Os agentes financeiros acompanharão eventuais esclarecimentos formais do governo norte-americano, mas, por ora, a perspectiva de tarifas sobre o ouro foi retirada do horizonte.