O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou neste domingo (3), em Brasília, que há um ponto máximo para o embate com os Estados Unidos a respeito da sobretaxa de 50% aplicada aos produtos brasileiros.
“Eu tenho um limite de briga com o governo americano. Não posso falar tudo o que eu acho; preciso falar o que é necessário”, afirmou durante a posse de Edinho Silva como novo presidente nacional do PT, no 17º Encontro Nacional da sigla.
Lula reforçou que o governo brasileiro não pretende estimular conflitos diplomáticos, mas não aceitará medidas consideradas abusivas. “Não queremos confusão. Quem quiser confusão conosco deve saber que não temos medo”, disse.
O presidente classificou a sobretaxa determinada pelo ex-presidente norte-americano Donald Trump como “inaceitável”, lembrando que a Organização Mundial do Comércio (OMC) autoriza tarifas de até 35%. “Ele ultrapassou os limites porque quer acabar com o multilateralismo”, declarou.
Lula também mencionou o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que se licenciou do mandato para permanecer nos Estados Unidos. Segundo o petista, o parlamentar busca apoio norte-americano para a anistia do ex-presidente Jair Bolsonaro em troca da revogação da tarifa. “Tem gente que fazia campanha abraçado na bandeira nacional e agora se abraça à bandeira americana pedindo taxação e anistia para o pai”, afirmou.
Enquanto o evento do PT ocorria, manifestantes bolsonaristas protestavam em várias cidades contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. O magistrado foi alvo de sanções econômicas aplicadas pelos EUA através da Lei Magnitsky, sob acusação de restringir a liberdade de expressão.
Imagem: redir.folha.com.br
Antes dos discursos, o auditório reproduziu um remix com a voz de Lula ironizando Eduardo Bolsonaro — trecho que viralizou nas redes sociais com o presidente dizendo “defende meu pai, defende meu pai”.
As declarações de Lula encerram a programação do encontro partidário iniciado na sexta-feira (1º) na capital federal.
Com informações de Folha de S.Paulo