Projetos de combustível sustentável avançam no Brasil e produção comercial deve começar em 2026

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Laboratórios, indústrias e autoridades brasileiras intensificam iniciativas para viabilizar o SAF (combustível sustentável de aviação) em larga escala, combustível capaz de reduzir em até 80% as emissões na comparação com o querosene tradicional.

Testes em laboratório

No H2CA (Laboratório de Hidrogênio e Combustíveis Avançados), vinculado ao Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis, diferentes rotas tecnológicas estão em avaliação. No ano passado, a equipe concluiu ensaios com glicerina utilizando o processo fischer-tropsch, previsto pela ANP para produção de SAF. A técnica converte hidrogênio e monóxido de carbono da matéria-prima em petróleo sintético, do qual se extrai o combustível de aviação.

Atualmente o laboratório também investiga a obtenção de SAF a partir de óleos vegetais, bio-óleo e dióxido de carbono capturado do ar combinado ao hidrogênio. Na rota com óleos vegetais, o volume diário chega a 15 litros de petróleo sintético, sendo que 50% a 60% desse total se transforma em SAF depois do refino.

De acordo com a pesquisadora Fabíola Correia, a fase de testes com óleos vegetais deve durar de dois a três anos e atende a demandas de empresas da aviação que preferem manter sigilo sobre a participação. As informações coletadas servirão de base para futuras plantas industriais.

Primeira fábrica comercial

A Geo Biogás & Carbon prepara a instalação de uma unidade para produzir SAF em Narandiba, interior de São Paulo, com início de operação previsto para 2026. O projeto recebeu apoio de € 1,5 milhão (R$ 9,7 milhões) da agência alemã GIZ.

A escolha do estado foi orientada por estudo elaborado pela Semil (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo) e pela própria GIZ, que apontou vantagens como matriz elétrica renovável, abundância de biomassa, demanda aérea elevada e infraestrutura existente.

Petrobras amplia aposta em biorrefino

Neste mês, a Petrobras informou ter realizado testes de produção de SAF na Reduc, no Rio de Janeiro, e em outras refinarias. O Plano de Negócios 2025-2029 prevê erguer uma planta para fabricar HVO (diesel renovável) e SAF na RPBC, em Cubatão (SP), com capacidade de 15 mil barris diários. O investimento total em projetos de biorrefino até 2029 está estimado em US$ 1,5 bilhão (R$ 8,3 bilhões).

Projetos de combustível sustentável avançam no Brasil e produção comercial deve começar em 2026 - Imagem do artigo original

Imagem: redir.folha.com.br

Reconhecimento internacional de matérias-primas

A Anac divulgou que a Oaci (Organização de Aviação Civil Internacional) passou a reconhecer a sustentabilidade do etanol de milho como insumo para SAF. Segundo a agência, o aval reduz a pressão por conversão de terras e diminui riscos à segurança alimentar ao permitir múltiplas safras na mesma área.

Companhias aéreas pedem competitividade

Para Filipe Alvarez, gerente executivo de sustentabilidade da Azul, os principais entraves ao avanço do SAF no país são o preço – até quatro vezes superior ao querosene – e a necessidade de validação internacional das matérias-primas brasileiras. Ele aponta resistência de países europeus, principalmente em relação à cana-de-açúcar, e defende a exportação de parte relevante da futura produção nacional.

A Gol participa do fórum Conexão SAF, coordenado pela Anac, e reforça a importância de políticas públicas que garantam oferta em larga escala e preços acessíveis. Já o grupo Latam mantém a meta de neutralizar 50% das emissões nos voos domésticos até 2030 e zerar a pegada de carbono até 2050.

Com a combinação de pesquisas em laboratório, projetos industriais e articulação regulatória, o setor estima iniciar a oferta comercial de combustível sustentável de aviação no Brasil a partir de 2026, dando os primeiros passos para a descarbonização do transporte aéreo.

Com informações de Folha de S.Paulo

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