Washington (28.jul.2025) – Uma comitiva de oito senadores brasileiros reuniu-se nesta segunda-feira com representantes de grandes companhias norte-americanas, em Washington, para articular um novo manifesto da Câmara de Comércio dos Estados Unidos pedindo o adiamento da tarifa de 50% sobre produtos importados, prevista para começar a valer na sexta-feira, 1º de agosto.
O encontro ocorreu na sede da entidade empresarial e contou com participantes dos setores de energia, tecnologia, transporte, siderurgia, agronegócio e farmacêutico. Entre as empresas presentes estavam Cargill, Caterpillar, DHL, Exxon Mobil, Gilead Sciences, IBM, Johnson & Johnson, Kimberly-Clark, Merck, Novelis, S&P Global, Shell USA, The Dow Chemical Company, TSEA e Vantive.
De acordo com o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que lidera a missão parlamentar e preside a Comissão de Relações Exteriores do Senado, a proposta é que a Câmara de Comércio envie carta às autoridades americanas solicitando mais tempo antes da aplicação da sobretaxa. “O setor empresarial precisa de previsibilidade, especialmente no caso de produtos perecíveis”, afirmou o parlamentar.
Trad admitiu a dificuldade em prorrogar o prazo, mas disse que o grupo buscará todas as alternativas. “O não nós já temos; vamos correr atrás do sim”, declarou.
Em 15 de julho, a Câmara de Comércio dos EUA e a Amcham Brasil divulgaram nota conjunta defendendo negociação para evitar a entrada em vigor da tarifa. O texto alertou que 6.500 pequenas empresas americanas seriam afetadas e destacou o risco de aumento de custos para famílias e perda de competitividade de setores estratégicos nos Estados Unidos.
Imagem: redir.folha.com.br
No encontro desta segunda, o senador Carlos Viana (Podemos-MG) solicitou que a Câmara de Comércio ajude a viabilizar uma conversa entre o presidente norte-americano Donald Trump e o presidente brasileiro Lula, em busca de acordo sobre o tema.
Além de Trad e Viana, integram a comitiva os senadores Tereza Cristina (PP-MS), Marcos Pontes (PL-SP), Jaques Wagner (PT-BA), Rogério Carvalho (PT-SE), Esperidião Amin (PP-SC) e Fernando Farias (MDB-AL). Mais cedo, o grupo esteve na Embaixada do Brasil para reunião com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Com informações de Folha de S.Paulo