Fed deve cortar juros em 0,25 ponto em meio a sinais de inflação resistente e mercado de trabalho mais fraco

Dificuldades e desafios42 minutos atrás6 pontos de vista

Oferta - Clique na Imagem

O Federal Reserve (Fed) anuncia nesta quarta-feira (data local) sua próxima decisão sobre a taxa básica de juros, num momento em que a economia dos Estados Unidos apresenta inflação acima da meta e perda de fôlego no mercado de trabalho.

Expectativa predominante em Wall Street aponta para um corte de 25 pontos-base, o que levaria o intervalo do federal funds rate para 3,75% a 4%. A redução repetiria o movimento de setembro e, segundo as projeções dos investidores, deve ser seguida por novo ajuste de mesma magnitude em dezembro.

Indicadores mistos alimentam o debate

O índice de preços ao consumidor (CPI) de setembro subiu 3% em 12 meses, divulgou o governo na sexta-feira. Já o relatório oficial de empregos de setembro permanece sem data, devido ao fechamento parcial da administração federal, mas dados publicados ao longo do verão mostraram desaceleração nas contratações desde a primavera.

Para Ryan Young, economista sênior do Competitive Enterprise Institute, inflação de 3% normalmente levaria o Fed a elevar juros. “Desta vez, sinais de alerta, como aumento do desemprego e sete meses consecutivos de retração na manufatura por causa de tarifas, empurram a autoridade monetária para o corte”, afirmou. “O estímulo, porém, eleva o risco de inflação mais alta.”

Mercados em níveis recordes

Apesar das incertezas, os principais índices acionários renovam máximas históricas. Na sexta-feira, o Dow Jones Industrial Average fechou pela primeira vez acima de 47 mil pontos, aos 47.467,23 (+0,55%). O S&P 500 avançou para 6.853,55 (+0,91%) e o Nasdaq Composite atingiu 23.552,82 (+1,50%).

Dívida pública pressiona o Tesouro

O corte de juros pode aliviar o custo de rolagem da dívida federal, hoje superior a US$ 38 trilhões, cuja despesa com juros ultrapassou US$ 1 trilhão no ano fiscal encerrado em 30 de setembro. Segundo EJ Antoni, economista-chefe da Heritage Foundation, as taxas elevadas empurraram o Departamento do Tesouro a concentrar emissões no curto prazo.

“Se o Tesouro travar prazos longos agora, ficará preso a juros altos por muito tempo”, explicou. “Por isso, a dívida está sendo rolada no curto prazo, na expectativa de que o Fed reduza as taxas e permita fixar custos menores.”

Fed deve cortar juros em 0,25 ponto em meio a sinais de inflação resistente e mercado de trabalho mais fraco - Imagem do artigo original

Imagem: Eric Revell FOXBusiness via foxbusiness.com

Antoni lembra que, quando o Fed iniciou o ciclo de cortes em setembro passado, reduzindo a taxa em 50 pontos-base, os rendimentos dos Treasuries subiram, agravando o problema. “Se o Congresso voltar a gastar agressivamente, o governo continuará tomando recursos e os juros podem voltar a subir, mesmo com cortes do Fed”, disse.

Cobranças por mudanças no comando

A atuação da autoridade monetária também é alvo de críticas. O ex-diretor do Fed Kevin Warsh, cotado pelo ex-presidente Donald Trump para substituir Jerome Powell quando o mandato terminar no próximo ano, declarou que o banco central falhou em ancorar as expectativas de inflação. “Enquanto não houver uma mudança de regime, o Fed ficará preso a erros do passado”, afirmou.

Warsh atribuiu o avanço no combate à alta de preços mais às políticas da Casa Branca do que às ações do banco central. “Entendo a frustração do presidente; o Fed está operando em sentido contrário”, apontou.

Ao mesmo tempo, o presidente Jerome Powell tem destacado a fraqueza do mercado de trabalho, reforçada pela falta de relatórios oficiais devido à paralisação do governo. Assim, o Fed lida com pressões sobre os dois lados de seu mandato duplo: estabilidade de preços e pleno emprego.

A decisão de política monetária será divulgada após o término da reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) na quarta-feira.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Oferta - Clique na Imagem

Deixe um Comentário

Siga-nos!
Pesquisar tendência
Redação
carregamento

Entrar em 3 segundos...

Inscrever-se 3 segundos...