Nova York — A Eli Lilly anunciou nesta quarta-feira uma parceria com o Walmart que permitirá a venda do medicamento para emagrecimento Zepbound diretamente aos pacientes em todas as farmácias da rede nos Estados Unidos a partir do próximo mês.
Pessoas com receita médica válida poderão retirar frascos de dose única do remédio em qualquer unidade do Walmart ou solicitar entrega em domicílio. As duas opções serão oferecidas por meio da plataforma de venda direta da farmacêutica, a LillyDirect, lançada no início de 2024.
Segundo a companhia, o serviço oferece economia de pelo menos 50% em relação ao preço de listagem de medicamentos similares para obesidade. O valor do tratamento com a dose inicial recomendada de Zepbound foi fixado em US$ 349 por mês. Para as demais dosagens, o custo será de US$ 499 mensais, desde que o paciente atenda aos critérios do programa Zepbound Self Pay Journey.
Aprovado pela Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA) em 2023 para controle de peso em adultos com obesidade ou sobrepeso, Zepbound pertence à classe dos agonistas GLP-1, também usada no tratamento do diabetes tipo 2. A procura pelo produto disparou em razão de seu efeito na redução de peso, mas muitos usuários enfrentam dificuldades para obter cobertura de planos de saúde, que costumam exigir autorização prévia e critérios como índice de massa corporal e comorbidades.
Imagem: Daniella Genovese FOXBusiness via foxbusiness.com
O aumento do uso off-label desses medicamentos para perda de peso intensificou a demanda, dificultando o acesso de pacientes que precisam deles para as indicações aprovadas.