Atendimento em plataformas de investimento avança quase o dobro do observado nos bancos, aponta FGV

Mercado Financeiro19 horas atrás7 pontos de vista

Oferta - Clique na Imagem

O atendimento oferecido pelas plataformas de investimento deu um salto maior do que o registrado pelos bancos nos últimos 11 meses, segundo estudo do Centro de Estudos em Finanças da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGVcef) em parceria com a empresa de pesquisa Toluna.

De acordo com o levantamento, o índice que avalia a qualidade do serviço nessas plataformas subiu 4,94% no período. Entre os bancos, o avanço foi de 2,79%. Considerando os dois grupos de instituições, a melhoria média foi de 4,19%.

Plataformas em alta histórica

Desde julho de 2024, a pontuação de atendimento vem crescendo mês a mês e atingiu, em outubro de 2025, o maior nível da série iniciada há quatro anos.

No ranking das plataformas, a Ágora lidera com nota 4,64, seguida por Rico (4,2) e BTG Pactual (4,18). XP aparece em quarto (4,14), à frente de Nubank (4,11), Clear (3,99) e Inter (3,95).

Entre dezembro de 2024 e outubro de 2025, Ágora e BTG Pactual foram as que mais elevaram seus índices, enquanto Inter e XP apresentaram recuos.

Desempenho dos bancos

No universo bancário, Itaú ocupa o primeiro lugar com índice 4,23, seguido de perto por Bradesco (4,21). Banco do Brasil (4,08) e Santander (4,06) praticamente empatam no meio da tabela, enquanto a Caixa fecha a lista com 3,77.

Todos os grandes bancos registraram melhora no período analisado, exceto a Caixa. Bradesco e Itaú foram os que mais evoluíram.

Critérios avaliados

O estudo consulta mensalmente 500 investidores em todo o país e considera nove critérios:

  • Eficiência (facilidade de uso e organização das ferramentas);
  • Disponibilidade do site;
  • Realização (cumprimento de prazos para concluir operações);
  • Privacidade (segurança de dados);
  • Responsabilidade (solução de problemas eventuais);
  • Aconselhamento claro;
  • Contato (facilidade em obter atendimento pessoal);
  • Valor percebido (transparência e competitividade de custos);
  • Lealdade (probabilidade de recomendação a parentes e amigos).

Nas plataformas, os pontos fortes foram disponibilidade do site, segurança de dados e rapidez na execução das operações. Já os indicadores menos favorecidos envolveram recomendações a terceiros, clareza no aconselhamento e facilidade de uso.

Nos bancos, a transparência nos custos liderou os índices positivos, enquanto os prazos para conclusão de operações apresentaram o pior desempenho.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Oferta - Clique na Imagem

Deixe um Comentário

Siga-nos!
Pesquisar tendência
Redação
carregamento

Entrar em 3 segundos...

Inscrever-se 3 segundos...