Detroit (EUA) – A Jeep anunciou nesta quarta-feira (25) o recall de mais de 320 mil SUVs híbridos plug-in nos Estados Unidos após identificar risco de incêndio em 19 unidades. A montadora orienta os proprietários a não recarregarem os veículos e a estacioná-los afastados de edificações até que o reparo seja realizado.
O chamamento envolve os seguintes veículos:
• Jeep Wrangler 4xe – anos-modelo 2020 a 2025
• Jeep Grand Cherokee 4xe – anos-modelo 2022 a 2026
Segundo a fabricante, as unidades podem pegar fogo mesmo com o motor desligado. O risco diminui quando a carga da bateria está esgotada.
Além dos EUA, o recall inclui aproximadamente 20.700 veículos no Canadá, 2.600 no México e cerca de 32.000 em outros mercados. A Stellantis, controladora da Jeep, informou que a solução técnica está em fase final de desenvolvimento e que os proprietários serão comunicados assim que o conserto puder ser agendado.
A medida foi tomada após uma investigação interna que analisou dados de clientes e identificou 19 incêndios relacionados aos modelos híbridos plug-in.
Imagem: Greg Wehner FOXBusiness via foxbusiness.com
Em março, a Stellantis já havia convocado mais de 91 mil unidades do Jeep Grand Cherokee 4xe (anos-modelo 2022 a 2026) nos EUA por falha de software que podia causar perda de potência. Na época, a Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA) estimou que 1% dos veículos apresentava o defeito.
Outro chamado, divulgado neste ano pela NHTSA, envolveu mais de 63 mil Jeep Cherokees (2017 a 2019) por problemas na unidade de transferência de força.
Em novembro, a Stellantis comunicou a dispensa temporária de mais de mil funcionários em sua fábrica de montagem de Jeeps em Ohio, citando ajuste de estoques à demanda.