Os acionistas da Tesla reúnem-se nesta quinta-feira (6), na fábrica da companhia em Austin, Texas, para votar um pacote de remuneração que pode conceder até US$ 878 bilhões (cerca de R$ 4,69 trilhões) ao presidente-executivo Elon Musk — a maior cifra já proposta a um executivo.
O plano condiciona o pagamento ao cumprimento de metas operacionais e financeiras, entre elas:
Musk, que detém cerca de 15% das ações da montadora, poderá votar na proposta graças à mudança do domicílio legal de Delaware para o Texas. Quando a Tesla era registrada em Delaware, o executivo não podia participar de deliberações sobre a própria remuneração.
Parte dos investidores, como o fundo soberano da Noruega (responsável por US$ 2 trilhões em ativos), considera o montante excessivo. A diretoria da Tesla afirma que o executivo pode deixar a companhia caso o pacote seja rejeitado.
Os acionistas votarão ainda um mecanismo de remuneração substitutiva caso a Justiça de Delaware invalide o plano anterior de Musk, atualmente sob análise.
Outra proposta em pauta prevê que a Tesla aporte recursos na xAI, startup de inteligência artificial fundada por Musk. O conselho de administração não endossou a iniciativa, e os investidores decidirão se a associação favorece ou não a estratégia de IA da montadora.
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A assembleia analisará a eliminação da exigência de maioria qualificada (dois terços) para aprovar determinadas mudanças estatutárias, substituindo-a por maioria simples. Tentativas semelhantes em 2019, 2021 e 2022 fracassaram por não alcançarem o quórum necessário. Críticos temem que a medida concentre ainda mais poder nas mãos de Musk.
Também será votada a adoção de uma política formal de neutralidade política, que proibiria a Tesla e seus executivos de se envolverem em atividades partidárias. A proposta prevê a criação de um comitê do conselho para fiscalizar o tema. A diretoria se opõe à mudança, alegando que as regras atuais já garantem transparência.
O resultado das deliberações indicará até que ponto os acionistas apoiam a liderança de Elon Musk e as mudanças na governança da montadora.