Rogério Xavier diz que governo Trump protela negociações e mantém sanções contra o Brasil

Estratégias de investimento12 minutos atrás6 pontos de vista

Oferta - Clique na Imagem

Boston (EUA) – O gestor Rogério Xavier, sócio-fundador da SPX Capital, afirmou que a administração de Donald Trump “está enrolando” o Brasil e não avançou em temas bilaterais desde o encontro entre Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, realizado em outubro, em Kuala Lumpur.

Em conversa com jornalistas após participar de um painel na Conferência MBA Brasil 2025, realizada no MIT Media Lab, em Boston, Xavier disse que “nada aconteceu” após a reunião entre os dois chefes de Estado. “Se você pegar as sanções ao ministro do Supremo, elas continuam lá. Se você perguntar sobre as tarifas, todas continuam lá”, declarou.

Sanções e tarifas permanecem

Os Estados Unidos impuseram, em julho, sanções ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, com base na Lei Magnitsky, episódio que elevou a tensão entre os dois países. Além disso, o tarifaço adotado pelo governo Trump sobre produtos brasileiros segue vigente.

China no centro da disputa

Para Xavier, o impasse está ligado à aproximação do Brasil com a China, considerada parceira estratégica de Brasília. “Acho que Trump quer afastar um pouco os chineses do Brasil justamente por conta dessa guerra entre China e Estados Unidos”, avaliou.

Evento reúne estudantes brasileiros

A Conferência MBA Brasil chegou à quarta edição em 2025. Cerca de 300 estudantes brasileiros participaram do encontro em Boston, que discutiu inteligência artificial, transformações de mercado, sustentabilidade e transformação digital, entre outros temas. Durante o evento, Xavier também disse acreditar que a próxima eleição presidencial será acirrada e alertou: “O Brasil está em risco”.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Oferta - Clique na Imagem

Deixe um Comentário

Siga-nos!
Pesquisar tendência
Redação
carregamento

Entrar em 3 segundos...

Inscrever-se 3 segundos...