A Airbus confirmou nesta segunda-feira (17) que avalia o desenvolvimento de uma versão ampliada da família de jatos A350. A declaração foi dada por Christian Scherer, presidente da divisão de aviação comercial, durante o primeiro dia do Dubai Airshow.
O anúncio ocorre poucas horas depois de a Boeing informar que analisará uma variante ainda mais longa da linha 777X, batizada informalmente de 777-10. A fabricante norte-americana vendeu 65 unidades do 777-9, atual modelo de 400 assentos, para a Emirates no início do evento.
Em comunicado, a companhia aérea de Dubai explicou que o contrato prevê a possibilidade de converter parte desse pedido para o futuro 777-10, caso o projeto avance, ou para a versão menor 777-8.
O presidente da Emirates, Tim Clark, afirmou em recente podcast que espera novas aeronaves de maior capacidade tanto da Boeing quanto da Airbus, mas considera as duas empresas “muito avessas ao risco”.
A Airbus já havia estudado um A350 maior, apelidado por fontes do setor de A350-2000, como resposta ao 777-9. Questionado se o plano voltou à pauta, Scherer confirmou: “Sim. Diversos clientes nos pedem para ampliar o avião; estamos analisando essa possibilidade”.
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O eventual alongamento do A350 se soma a melhorias no A350-1000 destinadas às condições do Golfo, onde os motores sofrem desgaste acelerado por causa do calor.
A discussão sobre jatos bimotores de grande porte reacende a disputa entre Airbus e Boeing iniciada em 2013, quando a norte-americana lançou a família 777X no mesmo salão aéreo. O programa, porém, acumula atrasos significativos.
Em 2016, as duas fabricantes também duelaram com projetos de grande capacidade em uma concorrência da Singapore Airlines, conforme vazamento divulgado à época.