São Paulo, 20 nov. (Cointelegraph Brasil) – A gestora VanEck iniciou nesta segunda-feira (20) a negociação do VanEck Solana ETF (VSOL), o terceiro fundo negociado em bolsa dos Estados Unidos lastreado em Solana que oferece rendimento por staking.
O VSOL junta-se aos ETFs semelhantes da Bitwise e da Grayscale, lançados no fim de outubro, que somam mais de US$ 380 milhões em entradas de capital. Para atrair investidores, a VanEck isentou a taxa de administração de 0,3% até 17 de fevereiro ou até que o fundo alcance US$ 1 bilhão em ativos sob gestão.
Segundo o analista de ETFs da Bloomberg, Eric Balchunas, o Fidelity Solana ETF (FSOL) deve chegar ao mercado nesta terça-feira (21). O produto cobrará taxa de 0,25% e será lançado pela maior gestora desse segmento que participa da disputa, já que a BlackRock permanece fora desse mercado.
Balchunas também informou que a Grayscale espera converter seu atual fundo de Dogecoin no Grayscale Dogecoin Trust (DOGE) em ETF até 24 de novembro. O prazo decorre de uma alteração regulatória apresentada no início do mês, que desencadeou um período de 20 dias em que o fundo pode ser lançado caso a Securities and Exchange Commission (SEC) não se manifeste.
Se aprovado, o ETF da Grayscale será o primeiro dos EUA autorizado a manter Dogecoin diretamente em carteira e terá suas cotas negociadas na Bolsa de Nova York, ainda dependente de requerimento de listagem pela própria bolsa.
Imagem: cointelegraph.com
Um produto semelhante da REX Shares com a Osprey Funds chegou ao mercado em meados de setembro, mas, por estar registrado sob o Investment Company Act de 1940, restringe o investimento a uma subsidiária offshore que detém o ativo. Já a Bitwise também pode lançar um ETF à vista de Dogecoin no fim da próxima semana, após alterar sua documentação em 6 de novembro e dar início a outro período de 20 dias de silêncio regulatório.
O crescimento desse tipo de fundo ganhou fôlego depois que a SEC revisou, em setembro, seus padrões de listagem, permitindo aprovações mais rápidas sem análise individual de cada ETF.