São Paulo – Após sete anos ausente, o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo reabre as portas ao público neste sábado, 22 de novembro, no Distrito Anhembi, zona norte da capital. A edição 2025 reúne forte contingente de montadoras chinesas, aposta em veículos eletrificados e recupera nomes que marcaram a indústria nacional.
A RAM reaparece com a nova Dakota, picape que ressuscita o nome utilizado no utilitário fabricado em Campo Largo (PR) no fim dos anos 1990. O modelo agora emprega a plataforma da Fiat Titano e chegará da planta de Córdoba (Argentina) a partir do início de 2026.
No estande da Peugeot, o compacto esportivo E-208 GTI homenageia o lendário 205 GTI dos anos 1980. Totalmente elétrico, entrega 280 cv, acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 s e dispõe de bateria de 54 kWh para autonomia de 350 km.
Outra novidade do grupo Stellantis é o Jeep Avenger, que será fabricado em Porto Real (RJ), mesma unidade que produz os Citroën Basalt, Aircross e C3.
A Toyota exibe o Yaris Cross, já em pré-venda e previsto para chegar às concessionárias no primeiro trimestre de 2026. A produção sofreu atraso após o fenômeno climático que destruiu a fábrica de motores em Porto Feliz (SP) em setembro. O utilitário compacto terá opção de motorização híbrida flex (etanol, gasolina e eletricidade) para disputar mercado com Honda HR-V, Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta, Nissan Kicks e Chevrolet Tracker, todos acima de R$ 150 mil.
Depois de lançar o WR-V (a partir de R$ 144.990), a Honda avalia a receptividade do utilitário esportivo de entrada junto ao público do salão.
O evento contabiliza 11 fabricantes da China. A Leapmotor iniciou operações no país neste mês, enquanto a MG Motor oficializou sua chegada na semana passada. O Grupo Caoa leva o elétrico futurista Avatr 11, da chinesa Changan.
GAC, Omoda Jaecoo e Geely apresentam a linha já vendida no Brasil, a BYD destaca o Denza B5 e a GWM leva os primeiros Haval produzidos em território nacional. Todos exibem diferentes graus de eletrificação, reforçando a tendência de transição energética.
A sul-coreana Kia lança no país os híbridos Sportage e Stonic. A picape média Tasman estreia em 2026, mesmo ano em que chegam as versões hatch e sedã do inédito K4.
Pelo lado francês, a Renault apresenta o Boreal, SUV médio de R$ 179.990, além do utilitário de luxo Koleos (vendido na Europa) e do conceito da picape Niagara.
Imagem: redir.folha.com.br
O estande do Museu Carde reserva raridades. Entre elas, a Ferrari F40 trazida originalmente do Japão, com 11 mil km rodados e certificado Ferrari Classiche, e o Jaguar XJ220 que pertenceu ao tricampeão Nelson Piquet.
Modelos nacionais pouco vistos também terão destaque, como o Uirapuru, o Hofstetter 001 e a Volkswagen Kombi 1960, exibida no mesmo Salão do Parque do Ibirapuera há 65 anos.
Salão Internacional do Automóvel de São Paulo
Quando: 22 a 30 de novembro de 2025
Horários: 10h às 21h (dias 23, 29 e 30); 12h às 21h (dias 22, 24, 25, 26, 27 e 28) – entrada até 20h
Onde: Distrito Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana, São Paulo (SP)
Ingressos: R$ 126 em dias úteis (meia R$ 63); R$ 162 aos fins de semana (meia R$ 81)
Site: www.salaodoautomovel.com.br