A Kia e a Hyundai iniciaram um recall que envolve 335.590 carros nos Estados Unidos devido a um defeito que pode levar ao derretimento do tanque de combustível, informou a Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA, na sigla em inglês).
• Kia K5: 250.547 unidades, anos-modelo 2021 a 2024.
• Hyundai Sonata: 85.043 unidades, anos-modelo 2020 a 2023.
Todos os veículos listados estão equipados com motor turbo de 1,6 litro.
Segundo a NHTSA, o problema está na válvula de verificação do sistema de controle de purga (purge control system check valve), que pode sofrer desgaste ao longo do tempo. Esse desgaste provoca pressurização de ar no tanque de combustível. Se a pressão fizer o tanque expandir até encostar em componentes quentes do escapamento, existe a possibilidade de derretimento localizado e vazamento de combustível.
A Kia e a Hyundai entrarão em contato com os donos dos veículos afetados para orientar sobre o agendamento do reparo. Nas concessionárias, técnicos irão:
• Inspecionar e substituir a válvula defeituosa;
Imagem: Sophia Compton FOXBusiness via foxbusiness.com
• Verificar o tanque de combustível e reparar ou trocar o componente, se necessário.
• Em outubro, a Hyundai anunciou o recolhimento de mais de 135 mil veículos por risco de curto-circuito em colisões.
• Em julho, a Kia emitiu dois recalls em uma semana que somaram mais de 300 mil veículos devido a peças soltas perto de portas e janelas que podiam se desprender e representar perigo a outros motoristas.
As montadoras não comentaram imediatamente sobre o novo chamado.