Companhias aéreas internacionais suspendem voos para a Venezuela após alerta de segurança da FAA

Dificuldades e desafios2 dias atrás17 Visualizações

Caracas, 29 jan. – Diversas empresas aéreas estrangeiras cancelaram neste sábado (28) rotas de chegada e saída da Venezuela depois de um comunicado da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) que aponta “situação potencialmente perigosa” no espaço aéreo do país.

Quais companhias cancelaram

A TAP Air Portugal suspendeu as ligações que teriam escala em Caracas no sábado e na próxima terça-feira, informando que a decisão “segue orientação das autoridades de aviação dos Estados Unidos, que indicam falta de garantias de segurança”.

A espanhola Iberia decidiu interromper indefinidamente seus voos para a capital venezuelana a partir desta segunda-feira (30) e avaliará periodicamente se retoma a operação.

Na América do Sul, Gol (Brasil) e Avianca (Colômbia) também retiraram de grade as decolagens previstas para Caracas no fim de semana. A Autoridade de Aviação Civil colombiana citou “riscos potenciais” para justificar a medida ao redor do Aeroporto Internacional Simón Bolívar, em Maiquetía.

Caribbean Airlines, sediada em Trinidad e Tobago, e Latam Airlines, do Chile, igualmente decidiram suspender temporariamente suas rotas que sobrevoam ou pousam na Venezuela.

Motivo do alerta

No aviso distribuído na sexta-feira (27), a FAA recomenda cautela a qualquer operador que utilize a Região de Informação de Voo de Maiquetía, em todos os níveis de altitude, em razão do aumento de atividade militar e da piora do quadro de segurança no país. A agência norte-americana destaca que ameaças podem afetar aeronaves tanto em voo quanto no solo.

Companhias aéreas internacionais suspendem voos para a Venezuela após alerta de segurança da FAA - Imagem do artigo original

Imagem: Brie Stimson FOXBusiness via foxbusiness.com

O documento orienta ainda que as companhias que pretendam transitar pelo espaço aéreo venezuelano informem a FAA com antecedência mínima de 72 horas.

Situação de companhias dos EUA

Voos diretos de passageiros ou cargas entre Estados Unidos e Venezuela estão suspensos desde 2019. Mesmo assim, algumas empresas continuavam a usar o corredor aéreo venezuelano em rotas para a América do Sul. Delta Air Lines e United Airlines reiteraram nesta semana que já haviam deixado de sobrevoar o território venezuelano há vários meses.

Cenário regional

O alerta da FAA ocorre em meio ao aumento da presença militar dos Estados Unidos no Caribe e à escalada de tensões diplomáticas com Caracas.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Deixe um Comentário

Siga-nos!
Pesquisar tendência
Redação
carregamento

Entrar em 3 segundos...

Inscrever-se 3 segundos...

Todos os campos são obrigatórios.