Construção da ponte Xambioá começou em 2020, durante governo Bolsonaro

Mercado Financeiro22 horas atrás7 Visualizações

A ponte de Xambioá, que conecta os municípios de Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA) sobre o rio Araguaia, teve as obras iniciadas em 2020, na gestão do então presidente Jair Bolsonaro (PL), e não exclusivamente no atual governo federal.

A autorização para a obra foi assinada em setembro de 2017, ainda no mandato do ex-presidente Michel Temer (MDB). Entretanto, uma liminar obtida por uma das empresas participantes da licitação no Supremo Tribunal Federal suspendeu a construção, que só começou efetivamente três anos depois, após decisão favorável ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Em abril de 2020, o governo federal emitiu nova ordem de serviço para dar início aos trabalhos. Quatro meses depois, o então ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, divulgou imagens das primeiras estacas da estrutura. De acordo com o Dnit, em agosto de 2022 a execução já havia alcançado 70%.

Imagens de satélite do programa europeu Copernicus confirmam que em setembro de 2019 não havia obras no local, enquanto, em dezembro de 2022, último mês da gestão Bolsonaro, a construção se encontrava em estágio avançado.

Construção da ponte Xambioá começou em 2020, durante governo Bolsonaro - Imagem do artigo original

Imagem: redir.folha.com.br

A inauguração ocorreu em 18 de novembro de 2025, com participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho. A ponte integra a BR-153, rota estratégica para o escoamento de produtos agropecuários, minerais e madeireiros da região.

O caso voltou a ganhar destaque após publicações em redes sociais afirmarem que toda a obra teria sido realizada apenas no governo Lula, informação desmentida por checagens de agências de verificação.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Deixe um Comentário

Siga-nos!
Pesquisar tendência
Redação
carregamento

Entrar em 3 segundos...

Inscrever-se 3 segundos...

Todos os campos são obrigatórios.