Washington, 10 de dezembro – A Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) anunciou o recolhimento voluntário do produto Cinnamon Powder de 40 gramas da marca Lucky Foods devido à possibilidade de níveis elevados de chumbo.
Segundo a FDA, o item alvo da medida traz a data de validade “15.09.2027” e foi distribuído pela TBC Distribution Corporation, com sede no Brooklyn, em Nova York. A empresa enviou o produto entre 11 de abril de 2025 e 1º de setembro de 2025 a supermercados, restaurantes e outros varejistas.
Foram identificados lotes nos seguintes estados: Califórnia, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Flórida, Geórgia, Illinois, Maryland, Michigan, Nova Jersey, Nova York, Ohio, Oregon, Pensilvânia e Texas.
De acordo com a FDA, exposições curtas a baixas concentrações de chumbo podem passar despercebidas, mas a exposição prolongada ou em níveis maiores está associada a sérios problemas de saúde. Em crianças, há risco de danos permanentes ao sistema nervoso central, comprometimento do desenvolvimento e dificuldades de aprendizado. Em adultos, a contaminação crônica pode provocar disfunções renais, hipertensão e efeitos neurocognitivos.
Imagem: Bonny Chu FOXBusiness via foxbusiness.com
O recolhimento foi iniciado após testes realizados pelo Departamento de Agricultura e Mercados do Estado de Nova York detectarem teores elevados de chumbo na canela em pó. A distribuidora informou ter encerrado a parceria com o fornecedor envolvido.
Até o momento, não há registros de casos de intoxicação associados ao produto.