A Figure Technology, empresa de serviços financeiros baseada em blockchain com foco em ativos tokenizados e crédito, protocolou um segundo pedido de oferta pública inicial (IPO) com a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC). O objetivo é lançar uma nova classe de ações da própria companhia emitidas diretamente na blockchain pública Solana.
O anúncio foi feito pelo presidente executivo da Figure, Mike Cagney, durante a conferência Solana Breakpoint. Segundo ele, a ação nativa não será negociada em bolsas tradicionais, como Nasdaq ou Bolsa de Nova York, nem dependerá de corretoras de varejo como a Robinhood ou de prime brokers como o Goldman Sachs.
De acordo com Cagney, o valor mobiliário será emitido e negociado on-chain por meio do sistema alternativo de negociação da própria Figure, descrito pelo executivo como “praticamente uma exchange descentralizada”. Com isso, investidores poderão utilizar o token de capital em protocolos de finanças descentralizadas (DeFi) para operações de empréstimo ou penhor.
A iniciativa não se limita às próprias ações da empresa. Cagney afirmou que a Figure pretende viabilizar emissões de capital nativamente em Solana para outras companhias que desejem acessar o mesmo modelo.
Imagem: cointelegraph.com
Uma das blockchains públicas com maior atividade, a Solana vem aumentando sua participação no mercado de ativos do mundo real (RWA). Embora a Ethereum ainda lidere o segmento, analistas como Matt Hougan, diretor de investimentos da gestora Bitwise, avaliam que a rede Solana tende a se tornar preferencial para stablecoins e ativos tokenizados graças à alta velocidade, capacidade de processamento e rápida finalização das transações.
Levantamento da RedStone aponta a Solana como concorrente de alto desempenho especialmente no mercado de títulos do Tesouro dos EUA tokenizados, consolidando a rede como alternativa para a tokenização de RWA.