A taxa média do financiamento imobiliário de 30 anos nos Estados Unidos recuou para 6,21% nesta quinta-feira, 18 de dezembro de 2025, informou a Freddie Mac em seu relatório semanal Primary Mortgage Market Survey.
O percentual é ligeiramente menor que os 6,22% registrados na semana anterior e bem abaixo dos 6,72% apurados no mesmo período de 2024.
Segundo Sam Khater, economista-chefe da Freddie Mac, a taxa do empréstimo de 30 anos tem oscilado dentro de uma faixa estreita de 10 pontos-base nos últimos dois meses. Ele destacou que, com a queda de meio ponto percentual em relação a 2024, os pedidos de novos financiamentos estão 10% superiores aos de um ano atrás.
No caso das hipotecas de 15 anos, a taxa média também cedeu, passando de 5,54% para 5,47% na semana.
O recuo ocorre cerca de uma semana depois de o Federal Reserve cortar a taxa básica de juros em 25 pontos-base, para o intervalo de 3,5% a 3,75%. Embora as hipotecas não sigam diretamente a decisão do Fed, elas costumam acompanhar o rendimento do título do Tesouro americano de 10 anos, que rondava 4,12% na tarde desta quinta-feira.
Imagem: Matthew Kazin FOXBusiness via foxbusiness.com
Para os consumidores, o cenário atual é mais favorável do que há um ano, avalia Hannah Jones, analista sênior de pesquisa econômica da Realtor.com. Ela observa que as taxas se mantêm na casa de 6% e que o estoque de imóveis continua significativamente acima dos níveis de 2024, ampliando as opções de compra. Jones acrescenta que os aluguéis caíram pelo 28º mês consecutivo em novembro, o que melhora a acessibilidade para locatários.
Na coletiva de imprensa de 10 de dezembro, o presidente do Fed, Jerome Powell, reafirmou que acompanhará de perto a evolução dos juros de longo prazo e seu impacto no mercado imobiliário.