Washington, 11 jun. 2024 – O diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca, Kevin Hassett, avaliou como “um relatório absolutamente extraordinário” o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) divulgado nesta quinta-feira. O indicador apontou avanço de 0,2% no período de setembro a novembro e elevação de 2,7% em 12 meses, resultados inferiores às estimativas de economistas consultados pela LSEG, que projetavam 0,3% no comparativo bimestral e 3,1% em base anual.
Segundo Hassett, o Departamento de Estatísticas do Trabalho (BLS) divulgou números melhores do que todas as 61 previsões analisadas pela equipe econômica em dados coletados na agência Bloomberg. O economista destacou ainda que a inflação subjacente — que desconsidera os preços mais voláteis de alimentos e energia — cresceu 0,3% no mês e 2,6% em 12 meses, em linha com as expectativas do mercado.
Considerando a média dos últimos três meses, anualizada, Hassett afirmou que a inflação central está em 1,6%, nível que, segundo ele, é reflexo de medidas adotadas pelo governo para ampliar a oferta agregada e conter os preços. “Temos crescimento forte e inflação próxima de 1,6% no trimestre; é aproximadamente onde deveríamos estar”, declarou. O economista comparou o cenário atual ao do primeiro mandato de Donald Trump, quando, segundo ele, a economia crescia em torno de 3% ao ano com inflação na faixa de 1%.
Apesar do alívio nos índices, o relatório indica que os consumidores continuam sentindo pressões de preços: os alimentos custam 2,6% mais que há um ano, enquanto energia, transporte e moradia também registram aumentos na comparação anual.
Imagem: Taylor Penley FOXBusiness via foxbusiness.com
Em outro dado aguardado pelo mercado, o relatório de emprego, adiado devido à paralisação parcial do governo, mostrou a criação líquida de 64 mil vagas em novembro, após a perda de 105 mil postos em outubro.
Hassett afirmou que ainda não é hora de “declarar vitória” sobre a inflação, mas reforçou que o resultado do CPI de novembro é um sinal positivo para a economia norte-americana.