O ano de 2025 termina com fortes correções no mercado de criptoativos. Até 18 de dezembro, o Bitcoin (BTC) acumula queda de aproximadamente 6,30%, enquanto Worldcoin e Cardano afundam 76,6% e 53,8%, respectivamente, segundo levantamento de Rony Szuster, head de research do Mercado Bitcoin.
Em outubro, o BTC chegou ao recorde de US$ 126 mil, mas, após sucessivas correções, negocia agora na casa dos US$ 85 mil.
Os maiores recuos diários do Bitcoin em 2025 estiveram ligados a eventos envolvendo o presidente norte-americano Donald Trump:
Com retração de 76,6% até 15 de dezembro, a Worldcoin foi pressionada por um cronograma agressivo de desbloqueios que ampliou a oferta de tokens, além de obstáculos regulatórios relacionados à coleta de dados biométricos e perda de interesse especulativo.
Imagem: Tima Miroshnichenko via infomoney.com.br
A Cardano recuou 53,8% no mesmo período. Entre os motivos, segundo Szuster, estão baixo crescimento em DeFi e stablecoins, Valor Total Bloqueado (TVL) estagnado e pouca geração de valor on-chain, fatores que levaram o mercado a penalizar a execução considerada lenta do projeto.