Uma forte tempestade de inverno na Costa Leste causou caos no transporte aéreo dos Estados Unidos neste sábado (26), provocando centenas de cancelamentos e atrasos de voos em todo o país, segundo o site de monitoramento FlightAware.
Às 7h50 (horário do Leste), o serviço registrava 892 voos atrasados e 637 cancelados dentro, para ou a partir do território norte-americano. O “Misery Map” da plataforma indicava que os aeroportos da região de Nova York — John F. Kennedy (JFK), LaGuardia (LGA) e Newark Liberty (EWR) — concentravam a maior parte dos problemas.
Até 7h52, o JFK acumulava 30 atrasos e 77 cancelamentos desde 5h. A Administração Federal de Aviação (FAA) informou que as chegadas ao terminal sofriam, em média, atraso de 2 horas e 37 minutos.
Nova Jersey e partes de Nova York declararam estado de emergência. Autoridades de Nova Jersey, Nova York, Connecticut e Pensilvânia recomendaram cautela a motoristas e viajantes. Alertas de tempo severo se estendiam de Nova York a Filadélfia, impactando cerca de 50 milhões de pessoas, de acordo com o Fox Weather.
Na sexta-feira (25), véspera da chegada da tempestade ao nordeste, já haviam sido registrados 8.816 atrasos e 1.710 cancelamentos em voos nos Estados Unidos, também segundo o FlightAware.
Imagem: Rachel Wolf FOXBusiness via foxbusiness.com
O turista Danniel Sermone, retido no JFK, disse ao New York Post que pretendia passar um “Natal ao estilo Esqueceram de Mim” em Nova York. “Estou há cerca de oito horas no aeroporto e ainda faltam aproximadamente 30”, relatou, informando que o próximo voo disponível para seu destino partiria às 6h do dia 28.
A tempestade atingiu ainda a Costa Oeste com fortes chuvas, mas com menor impacto nas operações aéreas. Até 4h10 (horário do Pacífico), o Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX) somava 64 atrasos e 15 cancelamentos. No mesmo horário, o Aeroporto Internacional Harry Reid, em Las Vegas, registrava 16 atrasos e nove cancelamentos.
O monitoramento de voos continuará ao longo do fim de semana enquanto a tempestade avança pelo país.