Santiago – A estatal chilena Codelco, maior produtora mundial de cobre, e a mineradora privada SQM anunciaram neste sábado (27) a criação da empresa Nova Andino Litio SpA, voltada à exploração de lítio no Salar de Atacama.
De acordo com comunicado divulgado após a aprovação regulatória, a nova companhia ficará responsável por explorar, extrair, produzir e comercializar lítio no principal salar chileno até 2060.
O Chile é o segundo maior produtor mundial de lítio, metal essencial para baterias de veículos elétricos. Junto de Austrália e China, o país lidera a oferta global do mineral e figura também entre os maiores centros de refino.
Dados da Agência Internacional de Energia indicam que, em 2024, 98% do refino de lítio estava concentrado em China, Chile e Argentina, sendo a China responsável pela maior parcela.
Imagem: toda parte via redir.folha.com.br
A formação da Nova Andino Litio reforça a presença chilena na cadeia do lítio e reúne a expertise da Codelco — conhecida por operar a maior mina subterrânea de cobre do mundo, El Teniente — com a experiência da SQM no salar do deserto do Atacama.
As empresas não divulgaram detalhes financeiros da parceria, mas ressaltaram que o acordo permitirá ampliar a produção chilena do metal leve em um momento de crescimento da demanda por baterias.