Califórnia arquiva ação para recuperar US$ 4 bilhões de verba federal para trem-bala

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A Procuradoria-Geral da Califórnia retirou, em 23 de dezembro, o processo que buscava restabelecer cerca de US$ 4 bilhões em recursos federais para a construção da linha de trem de alta velocidade no estado. O aviso de desistência voluntária, apresentado sem prejuízo, encerra a disputa judicial iniciada pela California High-Speed Rail Authority (CHSRA) contra a decisão do governo do então presidente Donald Trump de cancelar o financiamento.

Em comunicado ao jornal The Sacramento Bee, um porta-voz da CHSRA afirmou que a medida reflete a avaliação de que “o governo federal não é um parceiro confiável, construtivo ou digno de confiança para avançar o trem-bala na Califórnia”. Segundo o representante, a Federal Railroad Administration (FRA) indicou que todos os trabalhos executados pela autoridade, dentro ou fora de acordos de cooperação, permanecem sob risco de não receber repasses.

Recursos suspensos durante governo Trump

O Departamento de Transportes, então chefiado por Sean Duffy, anunciou em julho o cancelamento do apoio financeiro ao projeto, chamando-o de “boondoggle” — termo usado para se referir a empreendimentos dispendiosos e ineficazes. À época, Donald Trump classificou a iniciativa como “trem de alta velocidade para lugar nenhum”.

Em carta enviada à CHSRA, a FRA justificou a retirada do financiamento alegando atrasos sucessivos, aumento de custos e o descumprimento de marcos contratuais, concluindo que o projeto não seria entregue conforme prometido.

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Imagem: Ashley Carnahan FOXBusiness via foxbusiness.com

Busca por investimento privado

Apesar do corte de verba federal, a CHSRA iniciou em 19 de dezembro um processo formal para atrair investidores e desenvolvedores privados até o verão de 2026. “O interesse do setor privado em investir no trem-bala da Califórnia é forte e continua crescendo”, declarou o diretor-executivo da autoridade, Ian Choudri. Segundo ele, a parceria pretende acelerar e baratear a implantação da infraestrutura ao combinar inovação empresarial com financiamento estadual estável.

Dados atuais da CHSRA indicam que 171 milhas (aproximadamente 275 quilômetros) do traçado entre Merced e Bakersfield estão em fase de projeto ou construção, com quase 80 milhas (cerca de 129 quilômetros) de guia concluídas e dezenas de grandes estruturas já finalizadas.

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