A Boeing recebeu um contrato de aproximadamente US$ 8,6 bilhões para fabricar 25 novos caças F-15IA destinados à Força Aérea de Israel, informou o Pentágono.
Segundo o órgão norte-americano, o acordo prevê o projeto, integração, instrumentação, testes, produção e entrega das 25 aeronaves, além de uma opção para a compra de outras 25 unidades no futuro. A negociação faz parte do programa F-15 Israel e está sendo conduzida pelo mecanismo de Vendas Militares Estrangeiras (Foreign Military Sales) dos Estados Unidos.
Do valor total, cerca de US$ 840 milhões foram liberados imediatamente no momento da assinatura. Toda a produção será realizada nas instalações da Boeing em St. Louis, no estado do Missouri, com conclusão prevista até 31 de dezembro de 2035.
O anúncio ocorre após o encontro, em Mar-a-Lago (Flórida), entre o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, onde foram discutidos a próxima fase de um acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza e ameaças regionais envolvendo o Irã e outros países do Oriente Médio. Na ocasião, Netanyahu informou que Trump receberá o Prêmio Israel, a mais alta honraria cultural do país, em reconhecimento ao seu apoio ao Estado israelense.
Imagem: Landon Mion FOXBusiness via foxbusiness.com
Os Estados Unidos são o principal fornecedor de armamentos para Israel, respondendo pela maior parte do equipamento militar importado pelo país e por significativa parcela de sua assistência financeira.