Washington (EUA) – A Comissão de Negociação de Futuros de Commodities dos Estados Unidos (CFTC) anunciou a formação do Innovation Advisory Committee (IAC), grupo que substituirá o antigo Technology Advisory Committee e terá a missão de auxiliar a agência a elaborar normas para novas tecnologias, como blockchain e inteligência artificial.
O presidente da CFTC, Mike Selig, apresentou a iniciativa nesta segunda-feira, destacando que o objetivo é criar “regras claras” para o que chamou de “Era de Ouro dos Mercados Financeiros Americanos”. Segundo ele, a adoção de blockchain permite transações mais rápidas, baratas e transparentes em regime 24 horas por dia, enquanto a inteligência artificial aprimora a análise de dados para negociação e gestão de risco.
Selig pretende nomear 12 executivos do CEO Innovation Council como membros fundadores do novo comitê. Entre os indicados do setor cripto estão:
Do mercado financeiro tradicional, figuram na lista:
A CFTC abriu processo para novas indicações ao IAC, com inscrições aceitas até 31 de janeiro de 2026. A agência também informou que considerará contribuições de outros reguladores, universidades e entidades da sociedade civil.
Imagem: cointelegraph.com
A medida segue movimento semelhante da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), que tem adotado postura mais favorável à tecnologia para atrair inovadores ao país.
Na semana passada, a Andreessen Horowitz (a16z) afirmou que a inovação em cripto será decisiva para manter a liderança dos Estados Unidos no cenário global, ressaltando a importância de a iniciativa pública e privada compartilharem o mesmo objetivo.