São Paulo – Os papéis da Petrobras encerraram a semana com forte valorização e impulsionaram o desempenho da B3. A ação preferencial da estatal (PETR4) acumulou ganho de 9,4%, enquanto o papel ordinário (PETR3) subiu 11%.
Com o movimento, o valor de mercado da companhia aumentou R$ 18,7 bilhões, resultado da soma dos preços de todas as ações em circulação.
O rali registrado ao longo dos últimos pregões levou o Ibovespa a renovar máximas. Nesta sexta-feira, o índice superou, pela primeira vez, a marca de 180 mil pontos.
A bolsa brasileira foi destaque global em meio à rotação de capital internacional. Investidores estrangeiros retiraram recursos de ativos nos Estados Unidos — movimento conhecido como “sell America” — e direcionaram compras para mercados emergentes, incluindo o Brasil.
Imagem: Getty Images via valorinveste.globo.com
De acordo com Bruno Shahini, especialista em investimentos da Nomad, o influxo externo para a B3 em janeiro pode alcançar R$ 20 bilhões, montante semelhante ao registrado em todo o ano anterior.
O ambiente de aversão ao risco se intensificou após novas ameaças do então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Irã, um dos maiores produtores globais de petróleo. A escalada elevou as cotações internacionais do barril, fator que tende a beneficiar as receitas de empresas petrolíferas, como a Petrobras.