O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) e seis entidades do setor financeiro divulgaram neste sábado (24) um comunicado conjunto para advertir depositantes e investidores sobre tentativas de golpe relacionadas ao pagamento de garantias de instituições que estão em liquidação extrajudicial pelo Banco Central, entre elas Banco Master, Banco Master de Investimento e Banco Letsbank.
De acordo com o aviso, criminosos vêm usando indevidamente o nome do FGC e de outras organizações para enganar clientes e provocar perdas financeiras. As fraudes mais frequentes incluem envio de mensagens que imitam comunicações oficiais, criação de sites falsos e solicitações de pagamentos antecipados em troca de supostos benefícios ou liberação rápida de recursos.
Para se proteger, as entidades recomendam desconfiar de facilidades oferecidas por supostos intermediários, ignorar solicitações de dados por canais não reconhecidos e jamais pagar qualquer tipo de taxa para receber a garantia. A orientação também inclui não clicar em links desconhecidos nem instalar aplicativos fora das lojas oficiais.
Imagem: infomoney.com.br
Além do FGC, assinam o comunicado a Associação Brasileira de Bancos (ABBC), a Associação Brasileira de Bancos Internacionais (ABBI), a Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Zetta, entidade que reúne empresas de tecnologia do setor financeiro e de meios de pagamento.