São Francisco, EUA – A Entropy, plataforma de automação cripto apoiada pelo fundo Andreessen Horowitz (a16z), anunciou o encerramento de suas atividades e a devolução integral do capital aos investidores.
O comunicado foi feito neste sábado (10) pelo fundador e CEO, Tux Pacific, em publicação na rede social X. Segundo ele, após quatro anos de funcionamento, diversas mudanças de estratégia e duas rodadas de demissões, a empresa não conseguiu encontrar um modelo de negócios escalável.
Lançada no fim de 2021 como solução descentralizada de autocustódia de ativos digitais, a Entropy recebeu um aporte seed de US$ 25 milhões em junho de 2022, liderado por a16z e Coinbase Ventures.
No segundo semestre de 2025, a equipe passou a desenvolver uma plataforma de automação cripto com integração de inteligência artificial, inspirada em serviços de fluxo de trabalho como o Zapier. No entanto, feedbacks iniciais indicaram que o produto não teria escala suficiente para captar investimentos de capital de risco.
“Depois de quatro anos, várias mudanças de direção e duas reduções de equipe, decidi encerrar a Entropy e devolver o capital aos nossos investidores”, declarou Pacific.
Imagem: cointelegraph.com
O fechamento da Entropy ocorre poucos dias após outro projeto apoiado pela a16z, o protocolo de rede social descentralizada Farcaster, anunciar a devolução de US$ 180 milhões a investidores em meio à aquisição pela provedora de infraestrutura Neynar.
Apesar da devolução de recursos, o cofundador do Farcaster, Dan Romero, afirmou no X que a plataforma continuará ativa, com foco maior em desenvolvedores, e ressaltou que os indicadores de uso permanecem sólidos.
Com o encerramento, a Entropy inicia o processo de liquidação e preparação para reembolsar os aportes recebidos, sem previsão de retomada das operações.