Com a entrada expressiva de capital estrangeiro, o Ibovespa avançou 12,56% em janeiro e chegou a tocar 186.450 pontos – máxima intradiária registrada no penúltimo pregão do mês. Mesmo após a forte valorização, bancos e corretoras ainda identificam espaço para ganhos e recalibraram suas carteiras em busca de papéis considerados atrativos.
O levantamento do InfoMoney, que reúne as indicações das principais casas de análise do país, aponta as ações mais recomendadas para fevereiro. Neste mês, a lista ganhou novos nomes e registra a ausência da Petrobras (PETR4). Entraram no ranking os cinco papéis com maior número de indicações; em caso de empate, o rol é ampliado, como ocorreu desta vez.
Itaú (ITUB4) – 6 recomendações | Retorno em janeiro: 16,03%
A ação do banco acumulou alta de 17% no primeiro mês de 2024. Para o BTG Pactual, embora o valuation esteja mais ajustado, o Itaú segue como a principal escolha entre os grandes bancos, graças a um balanço sólido que permite defender a rentabilidade em cenários de maior volatilidade.
Axia (AXIA3) – 4 recomendações | Retorno em janeiro: 7,43%
A Ágora Investimentos vê a empresa entre as teses mais atrativas do setor elétrico. A corretora projeta resultados melhores na área de geração, impulsionados por preços mais altos, além de notar redução do risco percebido pelos investidores nos últimos trimestres.
BTG Pactual (BPAC11) – 4 recomendações | Retorno em janeiro: 14,02%
Segundo a Ágora, apesar de bases de comparação mais exigentes depois de um 2023 forte, o banco deve manter tendência positiva em 2024, apoiado pelo desempenho das áreas de banco de investimentos, crédito corporativo e gestão de ativos.
Localiza (RENT3) – 4 recomendações | Retorno em janeiro: 11,06%
O BTG Pactual identifica melhora nos três principais segmentos da companhia – aluguel de veículos, gestão de frotas e seminovos. A expectativa é de sazonalidade favorável entre o quarto trimestre de 2024 e o primeiro de 2025. Para o banco, a Localiza está bem posicionada para se beneficiar de juros mais baixos.
Imagem: infomoney.com.br
Vale (VALE3) – 4 recomendações | Retorno em janeiro: 17,18%
A Terra Investimentos destaca a resiliência da mineradora diante da desaceleração chinesa. Com resultados dentro do esperado e valuation considerado descontado, a corretora vê na recuperação dos preços do minério de ferro um catalisador para a ação.
Prio (PRIO3) – 4 recomendações | Retorno em janeiro: 23,10%
Também pela Terra, a maior operadora independente de óleo e gás do país é elogiada pela disciplina financeira e foco em eficiência. Múltiplos atrativos e geração consistente de valor reforçam o potencial de valorização, segundo a corretora.
Com essas escolhas, analistas sinalizam que, mesmo após a recuperação do mercado no início do ano, ainda há oportunidades entre companhias com fundamentos sólidos e perspectivas de ganhos em 2024.