Elon Musk chama de “ataque político” a busca da polícia francesa no escritório da X em Paris

Dificuldades e desafiosagora mesmo6 Visualizações

São Paulo, 27 mar. 2026 – A polícia francesa realizou na terça-feira uma busca no escritório da plataforma X em Paris como parte de uma investigação sobre o uso de algoritmos e do chatbot de inteligência artificial Grok. O bilionário Elon Musk classificou a operação como “ataque político”.

A diligência foi conduzida pela unidade de crimes cibernéticos da Promotoria de Paris, que também convocou Musk e a ex-CEO da X, Linda Yaccarino, para prestar depoimento em 20 de abril.

Origem do inquérito

O procedimento criminal teve início em 2025, após a queixa de um parlamentar que alegou que algoritmos tendenciosos da rede social poderiam ter distorcido o funcionamento de um sistema automatizado de tratamento de dados. Agora, promotores investigam suposto abuso de algoritmos e extração fraudulenta de dados pela empresa ou por seus executivos.

Alcance ampliado

Segundo a Promotoria, a apuração passou a incluir também o Grok, chatbot criado pela xAI, empresa de Musk, e integrado à plataforma.

No mesmo dia, o Information Commissioner’s Office (ICO), órgão de proteção de dados do Reino Unido, informou ter aberto investigação formal sobre o Grok, focada no tratamento de dados pessoais e em relatos de que a ferramenta teria sido usada para gerar imagens sexuais sem consentimento, inclusive envolvendo menores.

Posicionamento da empresa

Em nota publicada na própria rede, a X acusou as autoridades francesas de ignorar mecanismos legais internacionais e de tentar pressionar a cúpula da companhia nos Estados Unidos ao direcionar a ação contra sua subsidiária e funcionários na França. A empresa afirmou que foram desrespeitados procedimentos previstos em tratados internacionais e seu direito de defesa.

Elon Musk chama de “ataque político” a busca da polícia francesa no escritório da X em Paris - Imagem do artigo original

Imagem: Emma Bussey FOXBusiness via foxbusiness.com

Pelo mesmo canal, Musk declarou: “Isso é um ataque político”.

Apoio europeu à investigação

Em comunicado separado, a Europol informou que apoia o inquérito francês com o auxílio da unidade de crimes cibernéticos da Gendarmerie Nacional. O órgão europeu disse que a investigação abrange possíveis delitos relacionados ao funcionamento e ao uso da plataforma, incluindo difusão de conteúdo ilegal e outras atividades criminosas online.

A Promotoria de Paris acrescentou que deixará de se comunicar pela rede social X enquanto durar o processo.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Deixe um Comentário

Comentários Recentes

Pesquisar tendência
Redação
carregamento

Entrar em 3 segundos...

Inscrever-se 3 segundos...

Todos os campos são obrigatórios.