Na semana que antecede o Carnaval, investidores se preparam para uma série de divulgações que podem redefinir expectativas sobre política monetária no Brasil e nos Estados Unidos.
A principal referência local será o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro, marcado para terça-feira, 10 de fevereiro. O indicador é observado de perto por analistas para medir a velocidade da inflação e orientar projeções para a próxima decisão do Comitê de Política Monetária (Copom).
No fim da semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresenta o volume de serviços prestados em dezembro e as vendas do comércio varejista, completando o quadro sobre atividade econômica no encerramento de 2025.
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, participa do evento do BTG Pactual nos dias 10 e 11 de fevereiro. A conferência também reúne o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência, e o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent. Declarações dos participantes podem influenciar expectativas de mercado.
Imagem: Getty Images via valorinveste.globo.com
Nos Estados Unidos, após sinais de arrefecimento no mercado de trabalho observados na semana anterior, a atenção se volta para o relatório de empregos (payroll) de janeiro, que sai na quarta-feira, 11. Na mesma linha, os números de vendas no varejo serão publicados na terça-feira, enquanto o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) de janeiro está previsto para sexta-feira.
Os resultados desses indicadores ajudarão a calibrar as apostas sobre os próximos passos do Federal Reserve em relação aos juros.