Galeão registra 17,5 milhões de passageiros em 2025 e leilão de março deve atrair disputa, dizem analistas

Mercado Financeiroagora mesmo6 Visualizações

O Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, movimentou 17,5 milhões de passageiros em 2025, recorde anual desde o início da série histórica da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em 2000. O volume representa crescimento de 23,5% ante 2024, quando o terminal recebeu 14,2 milhões de viajantes.

O avanço ocorre às vésperas do novo leilão de concessão, marcado para 30 de março na B3, em São Paulo. Consultores ouvidos por analistas de mercado preveem competição entre diferentes grupos, além dos atuais controladores privados.

Condições do edital

O edital determina a saída da Infraero, que detém 49% da sociedade, e oferece 100% da operação. O lance mínimo é de R$ 932 milhões, pagos à vista, com contribuição variável anual de 20% da receita bruta até 2039.

A Changi Airports, de Cingapura, e a gestora Vinci Compass, hoje donas dos 51% restantes, deverão apresentar proposta ao menos no valor mínimo para continuar na disputa, seguindo acordo homologado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Possíveis participantes

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, citou cinco possíveis interessados: Vinci Airports, Inframerica, Zurich, Aena e a própria Vinci Compass. Em roadshow realizado no início de fevereiro, seis empresas participaram das reuniões com o governo.

A espanhola Aena, que opera Congonhas, informou que avalia oportunidades de investimento. Zurich Airport, responsável por terminais como Florianópolis e Vitória, e a Inframerica, administradora de Brasília, preferiram não comentar. A francesa Vinci Airports não se manifestou.

Para o economista Claudio Frischtak, da consultoria Inter.B, pelo menos um ou dois novos grupos devem apresentar lances. Marcus Quintella, diretor da FGV Transportes, avalia que a nova modelagem, sem participação da Infraero e com outorga variável, torna o ativo mais atrativo.

Galeão registra 17,5 milhões de passageiros em 2025 e leilão de março deve atrair disputa, dizem analistas - Imagem do artigo original

Imagem: redir.folha.com.br

Efeito Santos Dumont

O crescimento do Galeão vem na esteira das restrições impostas ao aeroporto Santos Dumont, que recebeu 6 milhões de passageiros em 2025 — bem abaixo dos 11,2 milhões de 2023. Segundo Quintella, limitar voos no terminal central do Rio foi determinante para impulsionar o fluxo no Galeão.

A concessionária do Galeão declarou que a coordenação com o Santos Dumont acelerou a ampliação de rotas e fortaleceu a integração das malhas doméstica e internacional.

Posição no ranking nacional

Com 17,5 milhões de passageiros, o Galeão foi o terceiro aeroporto mais movimentado do país em 2025, atrás de Guarulhos (46,3 milhões) e Congonhas (24 milhões). A capacidade instalada do terminal carioca é de 37 milhões de viajantes por ano, o que indica margem para expansão.

O Galeão foi concedido à iniciativa privada em 2013. A queda na demanda, agravada pela recessão e pela pandemia, levou o governo a reestruturar o contrato e a programar o novo leilão como tentativa de reequilibrar a operação financeira do aeroporto.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Deixe um Comentário

Pesquisar tendência
Redação
carregamento

Entrar em 3 segundos...

Inscrever-se 3 segundos...

Todos os campos são obrigatórios.