Gestor do fundo Polar Capital reduz exposição a software e alerta para impacto da IA

Estratégias de investimentoagora mesmo6 Visualizações

O britânico Nick Evans, responsável pelo Polar Capital Global Technology Fund, de US$ 12 bilhões, tem vendido quase todas as posições em ações de software de aplicação, alegando que a inteligência artificial (IA) coloca o setor sob “ameaça existencial”. O movimento ocorre após o fundo superar 99% dos concorrentes no período de um ano e 97% no horizonte de cinco anos, segundo dados compilados pela Bloomberg.

Corte drástico em software de aplicação

Evans manteve apenas uma participação residual e opções de compra na Microsoft. Os papéis de SAP, ServiceNow, Adobe e HubSpot foram totalmente vendidos. “Não voltaremos a essas empresas”, afirmou o gestor em entrevista.

Para ele, ferramentas de IA capazes de escrever ou modificar códigos já permitem que clientes criem soluções internas para substituir softwares existentes, aumentando a concorrência para fabricantes tradicionais e para startups do setor.

Preferência por semicondutores e infraestrutura

No fim de janeiro, sete das dez maiores posições do portfólio eram companhias de semicondutores. A Nvidia ocupava quase 10% da carteira. Além dos fabricantes de chips, o gestor está otimista com empresas de equipamentos de rede, de fibra óptica e fornecedoras de infraestrutura elétrica para data centers.

No segmento de software, Evans aumentou exposições em companhias de infraestrutura, como Cloudflare e Snowflake, consideradas menos suscetíveis à disrupção. Resultados recentes de Datadog e Fastly — cujas ações subiram mais de 10% e mais de 100%, respectivamente, na última semana — reforçaram essa percepção de demanda aquecida.

Impacto nos modelos de remuneração

Segundo o gestor, a desvalorização das ações de software pode pressionar as empresas a oferecer mais pagamentos em dinheiro para compensar a perda de valor dos pacotes de remuneração baseados em ações. Além disso, eventuais aquisições de startups de IA para sustentar crescimento podem elevar ainda mais os custos.

Divergência em Wall Street

Enquanto Evans adota posição defensiva, estrategistas do JPMorgan avaliam que as cotações do setor já podem ter chegado a extremos e veem chance de recuperação em nomes como Microsoft e ServiceNow.

Aviso aos investidores

Evans recomenda que investidores mantenham exposição “significativamente subponderada” a software de aplicação, pois, na sua visão, poucas empresas sobreviverão ao processo de seleção natural impulsionado pela IA, comparável ao que ocorreu com os jornais na década de 2000.

Menos de 7% do Polar Capital Global Technology Fund está hoje alocado em software de infraestrutura e cibersegurança, área que o gestor considera neutra diante dos avanços da inteligência artificial.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Deixe um Comentário

Pesquisar tendência
Redação
carregamento

Entrar em 3 segundos...

Inscrever-se 3 segundos...

Todos os campos são obrigatórios.