Elon Musk ameaça processar Apple por não destacar aplicativos X e Grok na App Store

Anúncio

São Francisco, — O empresário Elon Musk afirmou na noite de segunda-feira que pode recorrer à Justiça contra a Apple por manter o X (ex-Twitter) e o chatbot Grok fora da lista “Must-Have Apps” da App Store.

“Por que a App Store se recusa a incluir o 𝕏, que é o aplicativo de notícias número 1 do mundo, e o Grok, o número 5 entre todos os apps?”, questionou Musk em publicação na própria plataforma. O bilionário acrescentou que a atitude “poderia ser política” e disse querer explicações da companhia.

Aplicativos fora da vitrine principal

Na manhã de terça-feira, a página “Must-Have Apps” da App Store destacava 21 aplicativos. TikTok liderava a relação, seguido por Tinder, Duolingo, YouTube, Bumble, HBO Max e ChatGPT. X e Grok não apareciam na lista.

Desempenho em rankings de popularidade

Dados do AppBrain, serviço de análise de aplicativos Android, mostraram no início da semana o X na primeira colocação entre apps de notícias gratuitos nos Estados Unidos, à frente de Reddit e Nextdoor. Já o Grok ocupava a quinta posição no ranking geral do mesmo serviço.

Na seção “Top Free Apps” da própria App Store, ChatGPT figurava em primeiro lugar, seguido pelos aplicativos de relacionamento TeaOnHer Dating Advice e Tea Dating Advice, além do Threads, da Meta. O Grok aparecia em sexto, e o X não estava entre os sete primeiros. O Google Gemini, assistente de IA da gigante de buscas, encontrava-se em 64º.

No Google Play, voltado a dispositivos Android, ChatGPT liderava a lista de apps gratuitos, seguido de TikTok, Temu, WhatsApp, Instagram e Threads. O Grok estava em 28º lugar entre 45 aplicativos destacados.

Conflitos e histórico com inteligência artificial

A Apple mantém parceria com a OpenAI para incorporar o ChatGPT ao seu ecossistema de inteligência artificial. Musk foi cofundador e investidor inicial da OpenAI em 2015, deixou o conselho em 2018 e lançou a própria empresa de IA, a xAI, em 2023.

Elon Musk ameaça processar Apple por não destacar aplicativos X e Grok na App Store - Imagem do artigo original

Imagem: Danielle Wallace FOXBusiness via foxbusiness.com

Em março de 2024, o executivo processou Sam Altman e Greg Brockman, da OpenAI, acusando a dupla de desviar a organização de sua missão original sem fins lucrativos para criar um “monopólio com fins lucrativos”.

Fatores políticos e antitruste

Musk, que também comanda a SpaceX e a Tesla, chegou a liderar o Department of Government Efficiency (DOGE) no início deste ano, antes de romper publicamente com o presidente Donald Trump. Em 30 de maio de 2025, o empresário foi fotografado conversando com Trump no Salão Oval da Casa Branca, em Washington.

Já a Apple enfrenta múltiplos questionamentos antitruste. Em junho, um juiz federal em Nova Jersey negou pedido da empresa para arquivar ação do Departamento de Justiça que acusa a companhia de manter domínio no mercado de smartphones por meio de políticas restritivas da App Store. O processo pode ir a julgamento em 2027.

A companhia também perdeu, no mesmo mês, tentativa de suspender reformas na loja de aplicativos determinadas em litígio com a Epic Games e, em abril, recebeu multa de US$ 587 milhões da União Europeia por supostamente impedir desenvolvedores de oferecer opções de compra fora da App Store. A Apple recorreu da decisão.

Musk não apresentou prazo para ingressar com eventual ação, mas reiterou que estuda processar a gigante de tecnologia caso X e Grok continuem fora da seleção de aplicativos “indispensáveis”.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Anúncio

deixe uma resposta

Pesquisar tendência
Mais Vistos
carregamento

Entrar em 3 segundos...

Inscrever-se 3 segundos...