São Paulo, 13 ago. 2024 – Entre os mais de 1.300 fundos negociados em bolsa (ETFs) lançados nos Estados Unidos desde o início de 2024, dez dos 20 que mais atraíram recursos estão ligados a ativos digitais, segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira (12) pelo analista Nate Geraci.
Os dados mostram que os quatro ETFs com maior captação líquida pertencem ao segmento cripto:
Embora o MSTY opere opções sobre as ações da MicroStrategy (MSTR), a empresa é reconhecida por manter grande parte de seu caixa em Bitcoin, o que aproxima o fundo do universo de criptomoedas.
Além da liderança absoluta dos quatro primeiros lugares, seis outros produtos relacionados a moedas digitais aparecem nas posições seguintes:
Com esses resultados, as estratégias vinculadas a Bitcoin, Ether ou à MicroStrategy ocupam metade do ranking de maior captação entre ETFs lançados a partir de 2024.
Imagem: Trader Iniciante 2 (13)
Os dados também indicam forte demanda especificamente por Ether. Em julho, os ETFs de Ether à vista somaram US$ 5,4 bilhões em entradas – recorde mensal – sustentadas por 20 dias consecutivos de captação. Apesar de pequenas saídas registradas em agosto, os produtos voltaram a atrair recursos na segunda-feira (12), somando US$ 1 bilhão em um único dia, novo máximo diário.
A predominância de veículos ligados a criptomoedas entre os lançamentos de ETFs destaca a busca de investidores institucionais por formas reguladas e de fácil acesso para se expor ao mercado de ativos digitais.