Grand Canyon (EUA) – O incêndio florestal Dragon Bravo, iniciado no fim de semana do Dia da Independência dos Estados Unidos, já consumiu mais de 143 mil acres e se tornou o maior foco ativo no país e o maior já registrado na região do Grand Canyon, segundo o National Interagency Fire Center.
Com apenas 40% de contenção, o fogo destruiu mais de 70 edificações e provocou o fechamento por tempo indeterminado da borda norte (North Rim) do Parque Nacional do Grand Canyon, medida que deverá se estender até o fim do ano.
Empresários das pequenas cidades na fronteira entre Arizona e Utah relatam queda brusca no movimento de visitantes, período tradicionalmente aquecido pelo turismo de verão.
Em Kanab, Utah, a cerca de duas horas da North Rim, o proprietário do Historic Redstone Theater, Dan Dillman, afirma que suas unidades de hospedagem, normalmente lotadas nesta época, estão quase vazias. “A percepção é de que os turistas precisam mudar os planos e ir para outro lugar”, disse. Segundo ele, produtos estocados, como doces e pipoca, correm o risco de estragar.
Imagem: Kennedy Hayes FOXBusiness via foxbusiness.com
Em Fredonia, Arizona, o gerente da loja Homestead Tribal Arts, Wayne Otte, observa cenário semelhante. “Dá para notar claramente a redução do tráfego”, comentou. O estabelecimento, que costuma receber clientes vindos de países como França e Itália, viu as vendas estagnarem após o início do incêndio.
Apesar do bloqueio na North Rim, a borda sul (South Rim) do Grand Canyon continua aberta, assim como diversos parques da região, que seguem recebendo visitantes.