Washington — A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC) moveu, nesta quarta-feira, uma ação contra a Fitness International, LLC e a Fitness & Sports Clubs, responsáveis pelas marcas LA Fitness, Esporta Fitness, City Sports Club e Club Studio. O órgão alega que as empresas tornaram o cancelamento de assinaturas “extremamente difícil”, cobrando ilegalmente centenas de milhões de dólares em mensalidades recorrentes.
De acordo com a queixa, dezenas de milhares de clientes relataram obstáculos para encerrar seus contratos. Frequentemente era necessário falar com gerentes específicos — que raramente estavam disponíveis — ou enviar formulários pelo correio, procedimento que também apresentava entraves.
“O método de cancelamento oferecido não era simples; exigia o envio de um formulário por correio ou a presença em uma unidade física, além de depender de um funcionário específico”, afirmou o presidente da FTC, Andrew N. Ferguson.
Os planos vendidos pelas redes controladas podem chegar a US$ 299 por mês, com opcionais adicionais. A FTC solicita ressarcimento aos consumidores lesados e uma ordem judicial que proíba as práticas consideradas injustas.
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Em nota, Jill Hill, presidente de operações de clubes da Fitness International, declarou estar confiante na vitória judicial. Segundo ela, a empresa “trabalha diligentemente para cumprir todas as leis estaduais relativas a cancelamentos” e continuará defendendo seus procedimentos “enquanto garante experiências claras, simples e justas” aos associados.
A ação se soma a outras investidas recentes da FTC contra cobranças recorrentes de difícil cancelamento.