Corretores de imóveis experientes afirmam que Nova York pode registrar uma saída expressiva de residentes caso o deputado estadual Zohran Mamdani, identificado como socialista democrático, seja eleito prefeito nas eleições de novembro.
Dolly Lenz e sua filha, Jenny Lenz, disseram ao programa “The Claman Countdown”, da FOX Business, na terça-feira, que proprietários e inquilinos já manifestam intenção de deixar a cidade. “Recebemos várias ligações de pessoas avisando: ‘Se ele ganhar, estou fora’. Elas vão colocar os apartamentos à venda e se mudar”, relatou Dolly.
Mamdani concentra a plataforma em tornar Nova York mais acessível, propondo congelamento de aluguéis por vários anos e grandes investimentos em moradia pública. Para as especialistas, a medida pode paralisar novas construções e reduzir a oferta habitacional. “Com esses congelamentos, não haverá novos empreendimentos”, avaliou Dolly.
Segundo Jenny Lenz, há clientes preparando mudanças para Greenwich (Connecticut), Nova Jersey e Flórida. Os destinos mais procurados continuam sendo estados com impostos mais baixos, como Texas e Flórida; já californianos têm escolhido Las Vegas, Nevada.
Imagem: Sophia Compton FOXBusiness via foxbusiness.com
Após derrotar o ex-governador Andrew Cuomo na primária democrata, Mamdani aparece com 81% de probabilidade de vitória em novembro, de acordo com dados da Interactive Brokers analisados na quarta-feira. Nos últimos sete dias, suas chances permaneceram acima de 75%. Cuomo, segundo colocado, possui 20%.
Um painel eletrônico na Times Square exibe mensagens contrárias ao candidato, reflexo da preocupação de parte do setor imobiliário com eventuais mudanças nas políticas municipais. Até o momento, Mamdani não respondeu aos pedidos de comentário da emissora.