O Federal Reserve Board confirmou que realizará em 21 de outubro uma conferência dedicada à inovação em meios de pagamento, reunindo especialistas do mercado para discutir formas de aprimorar a infraestrutura de pagamentos nos Estados Unidos.
De acordo com o banco central norte-americano, o encontro contará com painéis sobre temas como tokenização de produtos e serviços financeiros, integração entre finanças tradicionais e descentralizadas (DeFi), novos casos de uso e modelos de negócio para stablecoins e a aplicação de inteligência artificial em sistemas de pagamento.
“Quero avaliar as oportunidades e os desafios das novas tecnologias, reunir ideias para tornar os pagamentos mais seguros e eficientes e ouvir quem está ajudando a moldar esse futuro”, declarou o governador do Fed Christopher Waller em comunicado.
A iniciativa ocorre em meio ao aumento do interesse de Wall Street pela tokenização de ativos do mundo real (RWAs, na sigla em inglês), impulsionado pela aprovação de uma legislação sobre stablecoins em julho e pelo avanço do valor desses ativos em blockchain.
Dados da plataforma RWA.xyz indicam que o valor on-chain de RWAs alcançou o recorde de US$ 27,8 bilhões, alta de 223% desde o início do ano. A maior parte desse montante corresponde a crédito privado tokenizado e títulos da dívida pública dos Estados Unidos.
Imagem: Trader Iniciante 2 (11)
O Ethereum permanece como principal rede para a emissão desses ativos, respondendo por 56% do mercado quando considerados os stablecoins e mais de 77% se incluídas as soluções de camada 2.
Na mesma semana, a provedora de oráculos Chainlink anunciou parceria com a plataforma de tokenização Ondo Finance para o lançamento da Ondo Global Markets, descrita pela empresa como “Wall Street 2.0”.
O projeto leva para a blockchain mais de 100 ações e fundos de índice (ETFs) dos Estados Unidos em formato tokenizado. A plataforma, anunciada em fevereiro, já está disponível na rede Ethereum para investidores fora do território norte-americano.