CEO do Google agradece governo Trump por “diálogo construtivo” após decisão antitruste

Dificuldades e desafios3 minutos atrás6 pontos de vista

Anúncio

Washington, 30 mar. – O presidente-executivo do Google, Sundar Pichai, agradeceu ao ex-presidente Donald Trump pelo “diálogo construtivo” mantido durante o processo antitruste movido contra a empresa, encerrado nesta semana.

Pichai e Trump se encontraram na Casa Branca na quinta-feira (28), em reunião que também contou com a presença de outros líderes do setor de tecnologia, como Mark Zuckerberg (Meta) e Tim Cook (Apple).

Decisão judicial favorece Google, mas impõe compartilhamento de dados

Na véspera do encontro, o juiz Amit Mehta decidiu que o Google poderá manter os sistemas Chrome e Android em suas atuais condições, porém terá de compartilhar determinados dados com concorrentes. A determinação preserva o mecanismo de busca da empresa como padrão nos iPhones, situação que continua a colocar rivais como DuckDuckGo e Bing em desvantagem.

Com o resultado, as ações da Alphabet, controladora do Google, registraram alta. “Você teve um dia muito bom ontem”, comentou Trump, segundo relatos da imprensa norte-americana, dirigindo-se a Pichai durante a reunião.

Pichai: “Estou feliz que acabou”

“Estou feliz que acabou”, afirmou o executivo do Google, acrescentando que aprecia o “diálogo construtivo” mantido com a administração Trump até a conclusão do caso. Pichai declarou ainda esperar novas parcerias com o ex-presidente em iniciativas relacionadas à inteligência artificial e agradeceu sua “liderança”.

Processo iniciado em 2020 pode chegar à Suprema Corte

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu a ação antitruste contra o Google em outubro de 2020, último ano do mandato de Trump. O governo Joe Biden manteve a acusação. No ano passado, a empresa foi considerada detentora de monopólio ilegal no mercado de buscas on-line.

CEO do Google agradece governo Trump por “diálogo construtivo” após decisão antitruste - Imagem do artigo original

Imagem: Brie Stimson FOXBusiness via foxbusiness.com

Embora planeje recorrer, o Google pode levar anos até uma decisão definitiva. “O juiz Mehta escolheu remédios que têm boa chance de serem aceitos pela Suprema Corte”, avaliou William Kovacic, diretor do Centro de Direito da Concorrência da Universidade George Washington.

O caso é apontado como o maior embate antitruste do setor de tecnologia nos Estados Unidos desde o processo contra a Microsoft, nos anos 1990, e deve terminar justamente na instância máxima da Justiça norte-americana.

Outras frentes

Além da ação sobre buscas on-line, o Google enfrenta processos separados envolvendo sua loja de aplicativos e o negócio de publicidade digital. A companhia também concordou em pagar US$ 425 milhões após anos de coleta inadequada de dados de usuários em smartphones.

Não há previsão para que as mudanças determinadas pelo juiz entrem em vigor enquanto tramita o recurso da empresa.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Anúncio

deixe uma resposta

Siga-nos!
Pesquisar tendência
Mais Vistos
carregamento

Entrar em 3 segundos...

Inscrever-se 3 segundos...