BYD promete mais de 1.000 lojas e eleva portfólio para 13 carros na Europa

Mercado Financeiro50 minutos atrás6 pontos de vista

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Munique (Alemanha), 8 set. – A BYD acelerou sua estratégia europeia e prevê encerrar o ano com mais de 1.000 pontos de venda distribuídos por 32 países do continente, afirmou a vice-presidente executiva Stella Li durante o Salão do Automóvel de Munique, nesta segunda-feira (8).

Segundo a executiva, a montadora chinesa mantém negociações com “centenas” de fornecedores locais para sustentar a expansão. Em dois anos, a linha oferecida aos consumidores europeus passou de seis para 13 modelos.

Novo modelo híbrido

A principal novidade exibida em Munique é a perua híbrida plug-in Seal 6 DM-i Touring, capaz de percorrer até 1.350 quilômetros somando a autonomia da bateria e do tanque de combustível.

Montadoras chinesas avançam apesar de tarifas

BYD, Xpeng e Zhejiang Leapmotor Technology utilizam o evento alemão para ampliar a visibilidade na região em meio à guerra de preços vivida na China. Mesmo após a União Europeia aplicar tarifas sobre veículos elétricos importados, as fabricantes reforçaram o catálogo com versões híbridas ou a combustão – isentas dessas cobranças – e anunciaram parcerias de vendas e planos de produção local.

Pressão sobre marcas tradicionais

A expansão das empresas chinesas aumenta a pressão sobre gigantes como Volkswagen e Stellantis, que buscam reduzir custos em um mercado europeu estagnado. A Volkswagen prepara um Polo elétrico com preço abaixo de 25 mil euros (R$ 159,37 mil) para 2026 e uma versão a bateria do utilitário T-Cross, além de novos modelos da subsidiária Skoda.

“Nossa ambição é levar tecnologia ao maior número de pessoas”, disse o diretor-presidente da Volkswagen, Oliver Blume, em entrevista à Bloomberg TV no salão alemão.

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Imagem: redir.folha.com.br

Tarifas EUA-UE e negociações em Washington

Blume comentou ainda o acordo que estabelece tarifa de 15% para veículos exportados da União Europeia aos Estados Unidos. O executivo afirmou que a regra traz previsibilidade, mas representa custos adicionais para o grupo, que envia carros das marcas Audi e Porsche ao mercado norte-americano. A Volkswagen negocia uma compensação tarifária em troca de novos investimentos nos EUA e espera “solução rápida” nas próximas semanas.

Planos da Leapmotor

Com poucas chances de entrar nos Estados Unidos devido a barreiras comerciais, as marcas chinesas concentram esforços na Europa. A Leapmotor projeta vender até 120 mil veículos na região em 2026 e dobrar o volume novamente em 2027, informou o presidente Zhu Jiangming. A companhia pretende iniciar a produção em uma fábrica na Espanha no segundo semestre do próximo ano.

Com a disputa global por participação de mercado mais intensa, a BYD e suas conterrâneas ajustam seu portfólio e redes de distribuição para garantir espaço no consumidor europeu.

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