Decisões de Fed e Copom dominam a agenda de política monetária da semana

Mercado Financeiro7 minutos atrás6 pontos de vista

Anúncio

As atenções dos mercados estarão voltadas, nesta semana, às reuniões de política monetária do Federal Reserve (Fed) e do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil.

Segunda-feira (14)

O Banco Central divulga o Relatório Focus, com as projeções de analistas para a economia brasileira. Na mesma data sai o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) referente a julho, indicador visto como sinalizador do desempenho do PIB.

Terça-feira (15)

No Brasil, o IBGE apresenta os resultados da Pnad Contínua. Nos Estados Unidos, o Fed informa a produção industrial de agosto. Operadores locais também acompanham o tamanho do leilão semanal de títulos públicos atrelados à inflação, em meio a sinais de saturação do mercado em relação ao volume de papéis emitidos recentemente pelo Tesouro Nacional.

Quarta-feira (16)

É o dia mais aguardado pelos investidores.

Estados Unidos: às 15h (horário de Brasília), o Federal Reserve anuncia sua decisão sobre a taxa básica. De acordo com o CME Group, o mercado atribui 96,4% de probabilidade a um corte de 0,25 ponto percentual e 3,6% a uma redução de 0,5 ponto. O foco recai sobre o gráfico de pontos (dot plot), que mostra as projeções dos membros do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) para os juros nos próximos meses e anos.

Brasil: após o fechamento dos mercados, o Copom divulga seu comunicado. A expectativa majoritária é de manutenção da Selic em 15% ao ano. Analistas divergem sobre o início do ciclo de queda dos juros: parte do mercado projeta cortes ainda em 2025, mas a inflação corrente tem colocado esse cenário em dúvida. A comunicação do colegiado deverá indicar os próximos passos.

Também na quarta-feira está prevista a decisão do Banco Central da Indonésia.

Quinta-feira (17)

Saem a decisão do Banco da Inglaterra (BoE) e os pedidos semanais de seguro-desemprego nos Estados Unidos. O Banco Central da Noruega (Norges Bank) também anuncia sua taxa básica.

Sexta-feira (18)

Nas primeiras horas do dia, o Banco do Japão (BoJ) define sua política monetária, encerrando a agenda de bancos centrais da semana.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Anúncio

deixe uma resposta

Post anterior

Próxima postagem

Siga-nos!
Pesquisar tendência
Mais Vistos
carregamento

Entrar em 3 segundos...

Inscrever-se 3 segundos...